Diarinho Titulo Bicho do mês
Ema é excelente corredora
Do Diário do Grande ABC
06/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Nem tente apostar corrida com a ema, pois certamente vai perder. Excelente corredora, é capaz de atingir até 60 km/h quando perseguida. Pertence ao grupo das ratitas, cujas integrantes são aves de grande porte, pernaltas (pernas longas e sem penas) e não voam.

É a maior ave brasileira; mede cerca de 1,70 m e pesa até 36 kg. Tem penas acinzentadas, sendo que o macho pode se diferenciar por manchas negras no pescoço, peito e costas. Possui três grandes dedos em cada pata que sustentam seu corpo.

Alimenta-se de folhas, frutos, pequenos vertebrados, insetos, moluscos terrestres e sementes, que ajuda a espalhar no solo por meio do cocô. Também come pedrinhas e coquinhos que facilitam a trituração da comida. É encontrada nas planícies da América do Sul, do Nordeste do Brasil ao Sul da Argentina. Ocupa o campo, cerrado, além de áreas de agricultura e pecuária. Costuma andar em bandos de 20 a 30 animais. CW-30Vive cerca de 40 anos.

A reprodução começa a partir dos 2 anos de idade. Na época do acasalamento, o macho dominante expulsa os demais para formar grupo com até seis fêmeas. Cada uma bota entre dez e 20 ovos. O macho é quem os choca de 38 a 42 dias. Assim que a casca se rompe para o filhote nascer, libera cheiro forte que atrai moscas. Os insetos viram alimentos. Após seis semanas, deixa o ninho e fica sob os cuidados do pai. Aos seis meses já tem quase o tamanho da fêmea adulta.

Algumas subespécies estão ameaçadas de extinção por causa da destruição do habitat e do valor comercial de suas penas, usadas na confecção de fantasias e espanadores.

 

Seriema não é parente

Apesar do nome parecido, a seriema não é parente da ema. Pertence à ordem dos Gruiformes, sendo familiar distante da galinha. A principal diferença entre as aves é que a seriema dá voos curtos para se empoleirar em árvores ou fugir de predadores. Tem tufos de penas como topete, cílios longos, bico avermelhado e pernas finas e compridas. Mede entre 70 cm e 1 m e pesa, em média, 1,5 kg. Boa corredora, atinge cerca de 50 km/h. Produz som longo e estridente que pode ser ouvido a um quilômetro de distância. No Brasil, é encontrada do Maranhão e Sul do Pará até o Oeste do Mato Grosso, além de áreas menos inundadas do Pantanal.

 

Casuar: o primo bom de briga

Já ouviu falar no casuar? Natural da Austrália, Nova Guiné e outras ilhas da Oceania, o primo da ema tem corpo tomado por penas pretas, cabeça e pescoço azuis e papo vermelho. Mede cerca de 1,70 m e pesa 60 kg. Apesar da bela aparência, a ave é bem agressiva e não mede esforços para defender o território, inclusive do homem. Para isso, usa o bico afiado e as longas garras, que podem atingir 20 cm. Por causa das características é comparado por especialistas a répteis extintos, como o velociraptor.

Além de correr bem rápido, tem habilidade de nadar e saltar até 1 m de altura. A crista dura serve para abrir caminho na mata. Costuma esconder-se entre arbustos durante o dia. Prefere o fim da tarde para locomover-se, em geral, sozinho.

O avestruz - maior ave do mundo - também é parente da ema. Atinge até 2,5 m de altura e 150 kg. Originário da África, tem plumagem que varia do cinza ao preto. Seu ovo pode pesar até 1,5 kg.

Consultoria da bióloga Regiane Paiva, do Setor de Aves do Zoológico de São Paulo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;