Internacional Titulo
Iugoslávia vai deixar de existir
Das Agências
14/03/2002 | 10:48
Compartilhar notícia


Depois de ter seu território agredido por três guerras separatistas na década de 1990, a Iugoslávia vai deixar de existir por um acordo formal, sem derramamento de sangue. Nesta quinta-feira os presidentes da Sérvia e de Montenegro, as duas últimas províncias que formam a Iugoslávia, assinaram um acordo de princípio para a formação de um Estado formado por duas repúblicas semi-independentes.

O alto representante da União Européia (UE) para a Política Exterior e a Segurança, Javier Solana, participou da assinatura do acordo. Os dois Estados continuarão compartilhando as políticas de exterior e de defesa, mas terão moeda e controle de fronteira próprios. O país se chamará Sérvia e Montenegro.

"É um dia muito importante para a UE e para mim em particular. Demos juntos um passo importante rumo à estabilidade da região e da Europa", destacou Solana. O acordo prevê que, após três anos, as repúblicas terão direito de decidir sobre sua separação definitiva, por meio de “procedimentos institucionais”.

A província de Kosovo, que tem uma autonomia substancial em relação à Iugoslávia, fará parte do novo Estado. O acordo prevê que a província continuará unida à Sérvia se Montenegro decidir pela separação.

O presidente iugoslavo, Vojislav Kostunica, afirmou que continuará na função de presidente federal. Kostunica é sérvio e contra a separação de Montenegro.

Durante a década de 90, sob comando do presidente Slobodan Milosevic, a Iugoslávia travou guerras para impedir a separação da Croácia, da Bósnia e de Kosovo. O líder sérvio está sendo julgado no Tribunal Internacional de Haia, na Holanda, pelos crimes cometidos durante os três conflitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;