Economia Titulo
Americano diz que criação da Alca é improvável
Do Diário OnLine
08/08/2002 | 13:15
Compartilhar notícia


O ex-vice representante Comercial dos Estados Unidos, Richard Fischer, disse nesta quinta-feira ser bastante improvável, talvez impossível, criar a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Ele estimou que o clima político é muito desfavorável em alguns países da região, como Argentina, Colômbia, Guatemala, Venezuela, Haiti e Uruguai.

Fischer afirmou que a melhor forma de se chegar à Alca é com um acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos. Ele defendeu a união das duas economias, que seriam capazes de atrair os outros países da América.

Entretanto, o norte-americano se disse preocupado com os candidatos que defendem políticas de substituição das importações para reverter a crise econômica do Brasil. Para ele, os dois países devem evitar políticas protecionistas — recentemente, medidas unilaterais tomadas pelo governo dos Estados Unidos prejudicaram a agricultura e o setor siderúrgico brasileiro.

As declarações foram dadas durante o seminário “Brasil e Wall Street: Face a Face”, que acontece no Hotel Sheraton Mofarrej, em São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;