Nacional Titulo
Rio teve dia tranqüilo, sem registro de crimes
Do Diário do Grande ABC
27/06/1999 | 20:25
Compartilhar notícia


O domingo de sol do carioca ganhou outros ares com o esquema de segurança montado para receber os 48 chefes de governo e Estado que estao no Rio para participar da Cimeira América Latina, Caribe e Uniao Européia. Segundo a Polícia Militar, este domingo foi um dia tranqüilo, sem registro de crimes. Mesmo sem suas habituais áreas de lazer - pistas do Aterro do Flamengo e das avenidas próximas às praias da zona sul -, que ficaram fechadas, os cariocas foram para as ruas.

A cidade, que costuma ter índices de violência altos, se viu, em quatro dias, ocupada por homens das Forças Armadas. Carros de passeio passaram a dividir as faixas do asfalto com jipes do Exército. Navios voltados para a costa protegem a cidade de qualquer interferência por água, enquanto helicópteros acompanham as comitivas dos chefes de Estado.

Para garantir a segurança foram convocados oito mil homens das Forças Armadas, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Os locais onde ficarao as autoridades foram meticulosamente vasculhados. Neste domingo, 30 peritos em explosivos da Polícia Federal fizeram a varredura nas suítes dos hotéis Rio Othon Palace e Meridien, onde ficarao os presidentes Fidel Castro, de Cuba, e Alberto Fujimori, do Peru. Também foram criteriosamente vistoriados todos os andares do Museu de Arte Moderna (MAM), local de encontro dos chefes de Estado e de governo.

O coordenador de comuniçao social do Exército para a Cimeira, coronel Antônio Carlos de Almeida, disse que nao há um esquema especial de segurança para o presidente Fujimori. "Montamos o mesmo esquema de segurança para todos os chefes de Estado e de governo", afirmou .Todas as açoes e informaçoes do esquema de segurança estao concentradas no Centro de Operaçoes de Segurança Integrada, instalado neste domingo na sede do Comando Militar do Leste (CML), no centro da cidade. Uma equipe de 20 homens estará se revezando, durante 24 horas, até que seja desmobilizado todo o esquema, na quarta-feira, quando os últimas delegaçoes sairao do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;