Nacional Titulo
Funai, MPF e fazendeiros discutem impasse no MS
Do Diário OnLine
Com Agências
08/01/2004 | 14:27
Compartilhar notícia


Representantes de fazendeiros, índios, Ministério Público Federal e a Fundação Nacional do Índio (Funai) se reúnem nesta quinta-feira, em Dourados, para tentar resolver o impasse que se instalou na região de Iguatemi, no sul do Mato Grosso do Sul, no final do mês passado. A audiência conciliatória foi marcada pela Justiça Federal para a tarde.

Desde o dia 22 de dezembro, quase três mil índios guarani e kaiowá agem para a retomada de terras numa área que denominam yvy katu (terra boa, em guarani), reconhecidas pela Fundação Nacional do Índio como área indígena. Eles querem a ampliação da reserva de Porto Lindo, de 1.648 hectares para 9,4 mil hectares.

Os índios já ocuparam 14 das 17 propriedades da região. Um dos líderes do movimento, Gumercindo Fernandes, disse que a ocupação ocorre de forma calma e pacífica. “Não está havendo resistência”, contou. Mas segundo Roseli Maria Ruiz Silva, da organização não-governamental Recover, a situação está "crítica". Ela disse que os índios invadem propriedades, são violentos e estão armados. “Ninguém faz nada”, lamentou.

A Funai aguarda a finalização de um relatório antropológico da área que será publicado no Diário Oficial da União. A partir da data da publicação, os fazendeiros terão 90 dias para contestar. Os fazendeiros, por sua vez, alegam ter documentos do século passado que comprovam ser eles os donos das terras.

Com Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;