Cultura & Lazer Titulo
IBM lança servidor voltado a e-business
Renata Turbiani
Especial para o Diário
31/07/2000 | 19:22
Compartilhar notícia


  O mercado brasileiro teve a oportunidade de conhecer, durante o CT Expo 2000, evento que aconteceu entre os dias 26 e 28 de julho, no Pavilhao Vermelho do Expo Center Norte, em Sao Paulo, o WebSphere Voice Server, desenvolvido pela IBM.

Esse software, que permite habilitar o uso de voz ao mundo e-business, por enquanto só existe em versao em inglês e conta com tecnologia Via Voice, uma linha de softwares que inclui novos produtos abertos, escaláveis e baseados em padroes capazes de atender aos mercados de aparelhos móveis, de servidores de aplicaçoes Web - mesmo os que operam em ambiente Linux -, e de centrais de atendimento.

O IBM WebSphere permite oferecer aplicaçoes de voz baseadas no padrao de indústria VoiceXML, que complementa o protocolo WAP (Wireless Application Protocol), garantindo que essas aplicaçoes de voz sejam levadas ao ambiente móvel Internet.

Nos Estados Unidos, o WebSphere Voice Server será distribuído no ambiente Windows NT nos próximos três meses, com preços a partir de US$ 15 mil. Mas um "pacote" de desenvolvimento IBM WebSphere Voice Server Software Developers (SDK) pode ser baixado pelo site www.alphaworks.com gratuitamente. O Voice Server estará disponível no Brasil na versao em português até o final do ano.

Além desse novo sistema, a IBM também lançou, nos Estados Unidos, outros seis produtos voltados para o mercado de voz. O IBM Via Voice Dictation for Linux, que segundo o fabricante, é a única soluçao disponível comercialmente em plataforma Linux usando tecnologia de reconhecimento de voz. Outra novidade fica por conta do IBM Embedded Via Voice Multiplatform Edition, um conjunto de ferramentas que obedecem o padrao Java.

As outras novidades sao o IBM CallPath Enterprise Foundation V6.3, IBM DirectTalk Speech Recognition for AIX, IBM DirectTalk Text-t-Speech for AIX with ViaVoice Technology e por último o IBM DirectTalk Bean for Java.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;