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Importadora tenta promover negócios com presidente italiano
Do Diário do Grande ABC
12/05/2000 | 15:52
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Os importadores da conhecida água S.Pellegrino aproveitam a visita ao Brasil do presidente da Itália, Carlo Azeglio Ciampi, para estimular a venda do produto, que disputa com a francesa Perrier os paladares mais sofisticados. O próprio presidente italiano teria manifestado o desejo de beber apenas a S.Pellegrino enquanto estiver no Brasil. "Nao podíamos perder esta oportunidade, tendo em vista o desejo manifesto de Ciampi", afirma o diretor de marketing da WML, importadora exclusiva do produto no Brasil, Luis Cocuzza.

A SanPellegrino tem 100 anos, é uma empresa controlada pela multinacional suíça Nestlè e registrou faturamento de US$ 1,2 bilhao no ano passado. Segundo o diretor da SanPellegrino, para a América do Sul, Roberto Mazzonis, o principal obstáculo para a venda no Brasil é o preço elevado do produto, resultante das altas taxas alfandegárias e impostos cobrados aqui. "Nos EUA, por exemplo, nosso produto tem preço apenas 10% mais alto do que na Itália, no Brasil este número sobe para cerca de 200%. Os impostos representam 57% do preço final do produto", informa. Para ele, se o governo brasileiro nao reduzir as taxas, o mercado da S.Pellegrino no País se restringirá, como acontece hoje, a supermercados e restaurantes de elite.

A S.Pellegrino é exportada desde o início do século, inclusive para o Brasil, onde a comercializaçao começou em Sao Paulo, em 1907. Presente em cerca de 92 países, a S.Pellegrino é campea de vendas na Alemanha, Suíça e Estados Unidos. O mundo consome cerca de 350 milhoes de garrafas ao ano, em quatro embalagens: 1 litro, 750 ml, 500 ml e 250 ml.

A produçao mundial é quase toda voltada para a exportaçao, de 220 milhoes de garrafas. O Brasil é o principal consumidor latino-americano. "Para se ter uma idéia, em 98 o País consumiu um milhao de unidades da água - o que significou um faturamento de R$ 2,5 milhoes. Em 1999 esse número saltou para 1,5 milhao de garrafas e faturamento para R$ 3,7 milhoes. Para o ano 2000, a expectativa é de vender 2 milhoes de garrafas", prevê Mazzonis.

A água S.Pellegrino é engarrafada há cem anos, sempre com a mesma composiçao, na cidade da qual herdou o nome, a noroeste de Milao. A nascente fica nos gelados Alpes italianos, mas a temperatura do líquido mantém-se a 27ºC - todos os dias do ano - desde sua descoberta, no século XIII. Suas qualidades transformaram a cidade em centro termal.

Segundo Cocuzza, a atraçao se deve aos benefícios do mix de ingredientes que a natureza mantém intactos na água , "como o magnésio para músculos e nervos, cálcio para os ossos e dentes e potássio, fundamental no equilíbrio eletrolítico entre sangue e outros fluidos corporais". Além da água mineral S.Pellegrino, a empresa é responsável pela produçao de refrigerante, de suco natural, água tônica, água sem gás, sanbitt r (bitter sem álcool à base de 39 ervas), entre outros.

Em 1998, a SanPellegrino fechou contrato com a WML Importadora que representa com exclusividade a marca no País e é responsável pela distribuiçao nacional. Segundo Cocuzza, o produto é trabalhado no Brasil com o mesmo apelo que o caracteriza em qualquer lugar do mundo: "para mesas com 'toalhas brancas', sinônimo de requinte", esclarece. Nas campanhas promocionais em vários países do mundo, a água é sempre apresentada por um maitre com o gesto tradicional de quem oferece ao cliente uma garrafa de vinho.

A água mineral é comercializada nas principais capitais brasileiras, em supermercados, restaurantes e lojas de conveniência. Os preços podem variar de R$ 3 a R$ 5 para as garrafas de 250 ml a 1 litro.




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