Economia Titulo
Modelo da atual Previdência Social terá de ser alterado
22/09/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


Segundo o secretário de Políticas de Previdência, Helmut Schwarzer, o aumento da arrecadação tem permitido ao INSS absorver bem neste ano o impacto do aumento real do salário mínimo.

Ele alertou, no entanto, que isso não significa esquecer a necessidade de alterações estruturais no modelo previdenciário “para valer daqui 30 ou 40 anos”, porque a população brasileira está envelhecendo. “A situação hoje é mais favorável e pode até melhorar, mas nas próximas décadas o atual modelo pode não ser sustentável tendo em vista a transição demográfica”, afirmou.

Além disso, lembrou que os novos contribuintes de hoje serão os aposentados e pensionistas de amanhã. Por isso, o aumento da formalização, por si só, não resolve os problemas fiscais da Previdência. A aposta do governo é que a arrecadação continuará em alta neste e no próximo ano. No Orçamento de 2008, a projeção oficial é que o déficit do INSS será de R$ 41,6 bilhões. Se isso se confirmar, será a primeira vez em dez anos que o resultado negativo de um ano será menor que o do ano anterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;