Economia Titulo
IPCA-15 recua para 0,29% em setembro
Do Diário OnLine
21/09/2007 | 10:23
Compartilhar notícia


A inflação medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) recuou para 0,29% em setembro, abaixo da taxa de 0,42% registrada em agosto, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O IPCA-15 funciona como uma prévia do índice oficial de inflação.

Com esse resultado, o IPCA-E do trimestre, calculado com base no IPCA-15 de julho, agosto e setembro, ficou em 0,95%. No acumulado do ano, o índice ficou em 3,15% e, nos últimos 12 meses, em 4,20%.

De acordo com o IBGE, o grupo alimentação e bebidas foi o principal responsável pela redução no ritmo de crescimento do IPCA-15 de setembro, baixando de 1,61% para 0,87%. Contribuíram para a queda os itens leites, carnes e pão francês. Por outro lado, produtos como feijão, arroz e óleo de soja tiveram alta mais acentuada.

Nos produtos não-alimentícios, cuja taxa foi de 0,13%, destacaram-se as quedas registradas na gasolina, álcool e telefone fixo, influenciado pela redução do valor médio das contas telefônicas nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Recife, Belém, Fortaleza e Salvador.

Entre os índices regionais, o maior IPCA-15 foi o de Recife (0,69%), Goiânia ficou com o menor índice, de –0,08%. Em São Paulo, o índice registrou variação de 0,30%.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;