Política Titulo
Gabeira quer uniao com o PT
Do Diário do Grande ABC
29/01/2000 | 18:21
Compartilhar notícia


O deputado federal Fernando Gabeira (RJ) acredita que o Partido Verde só crescerá quando se associar a outros partidos de esquerda, no caso, o PT. A coligaçao daria força ao PV para enfrentar problemas como o derramamento de óleo na Baía da Guanabara. A uniao dos partidos, segundo ele, nao acontece por causa da "arrogância do PT e da burrice do PV".

"O PT se come entre si. Por que nao comeria um aliado? Mas nao há outra saída além de uma ligaçao com a esquerda democrática", disse o deputado. Outro obstáculo, segundo Gabeira, é a postura dos colegas. "A maior parte dos quadros do PV saiu da esquerda, questionando o centralismo e a rigidez disciplinar das origens comunistas. Nao têm a disposiçao de organizaçao do PT", afirmou.

Segundo ele, o partido pouco ajudou em sua candidatura à Câmara. "O PV teve uma participaçao muito pequena na minha eleiçao. Minha vida seria mais simples se o partido reconhecesse meu trabalho. Mas nem eu os reconheço como Partido Verde. Parecem mais o PTB."

O PV foi criado em 1986, quando Gabeira candidatou-se ao governo do Rio em coligaçao com o PT. "A linha de 1986 poderia fazer o partido crescer, mas nao deu certo", disse.

Ao contrário do que aconteceu em países europeus, onde o PV faz parte do governo federal, no Brasil o partido nao cresceu. Além de Gabeira, o único eleito para a Câmara foi o deputado Sidney de Miguel (RJ), em 1994. O PV chegou a ser titular do governo do Espírito Santo, com Victor Buaiz, que havia brigado com o PT.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;