Internacional Titulo
Comandante anti-talibã é enterrado no Afeganistão
Das Agências
28/10/2001 | 20:28
Compartilhar notícia


O comandante opositor Abdul Haq, herói da luta contra a ocupação soviética (1979-1989), detido e executado sexta-feira passada pelo regime Talibã, foi enterrado neste domingo por familiares no leste do Afeganistão.

Segundo pessoas ligadas a Haq, a milícia Talibã impediu que o corpo fosse trasladado ao Paquistão e por isso foi enterrado em Sorj Rod, a aldeia de origem da família, perto de Jalalabad (Leste). "Foi enterrado pelos nossos", declarou à agência France Presse Abdul Rahim Zalmai, secretário de Abdul Haq em Peshawar, cidade do noroeste do Paquistão.

Haq entrou domingo passado, dia 21, no Afeganistão para tentar convencer os membros da etnia pashtun, maioria no país, a levantar-se contra o regime Talibã.

A milícia islâmica o deteve na província de Logar, sul de Cabul, apesar do apoio aéreo dos Estados Unidos, como confirmou domingo o secretário americano da Defesa, Donald Rumsfeld.

Abdul Haq, também da etnia pashtun, era um dos heróis da guerra contra os soviéticos. Perdeu um pé ao pisar numa mina durante o conflito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;