Política Titulo
ACM ataca secretário dos EUA e pede mais respeito com o Brasil
Do Diário do Grande ABC
04/12/1999 | 17:36
Compartilhar notícia


O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhaes (PFL-BA), atacou neste sábado o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Lawrence Summers, por ter feito, na véspera, críticas à economia brasileira e recomendado que o País acelere as reformas e o ajuste das contas públicas. Segundo o parlamentar, Summers foi muito infeliz em suas declaraçoes e, se veio ao Brasil para criticá-lo, em um momento em que está sendo criada "uma atmosfera boa" na economia nacional, "nao deveria ter vindo".

"Acho que o secretário americano mostrou a inabilidade que às vezes é própria dos americanos e a arrogância dos fortes", observou. O senador disse que Summers "precisa respeitar mais o Brasil", para que o País possa ter relaçoes "corretas" com os Estados Unidos. "Ele veio fazer críticas indevidas", atacou o senador.

ACM conversou com repórteres após o almoço que encerrou a solenidade de comemoraçao dos 40 anos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Petrópolis, RJ. Participara do encontro chefes de Estado e de governo da América Latina, entre eles o presidente Fernando Henrique Cardoso, e Summers. O presidente nao comentou as declaraçoes de Summers, feitas em encontro com empresários na Câmara Americana de Comércio, em Sao Paulo.

Seattle - O senador baiano nao demonstrou surpresa com o fracasso das negociaçoes da Organizaçao Mundial do Comércio, em Seattle (EUA)."Parece que fui profeta, vários senadores queriam ir, eu proibi, nao deixei ir, porque nao acreditava no êxito dessa reuniao." Segundo ele, o ministro Luiz Felipe Lampreia, das Relaçoes Exteriores, apresentou muito bem a posiçao brasileira. "Estamos querendo nos desenvolver e os ricos nao querem que nos desenvolvamos; vamos nos desenvolver de qualquer maneira."

O presidente do BID, Enrique Iglesias, lamentou o fracasso da reuniao da OMC. "Os objetivos centrais das negociaçoes devem ser mantidos, porque é importante para o mundo todo, para os países industrializados e para os em desenvolvimento", afirmou. Iglesias ressaltou que o clima na cidade americana "nao era propício" às negociaçoes. "Nossa expectativa é a de que o processo só tenha sido interrompido temporariamente", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;