Internacional Titulo
Favorito à sucessão de Abe defende uma política mais moderada
Da AFP
21/09/2007 | 09:20
Compartilhar notícia


Os dois candidatos à sucessão de Shinzo Abe se enfrentaram nesta sexta-feira no último debate de sua breve campanha eleitoral em Tóquio, durante o qual o favorito, Yasuo Fukuda, prometeu uma política muito mais moderada que a do primeiro-ministro conservador.

Fukuda, veterano do cenário político, defendeu uma política combinada de "diálogo e pressão" com a Coréia do Norte, enquanto seu adversário, o nacionalista Taro Aso, pregou uma linha mais dura.

Abe construiu grande parte de sua carreira política com uma intransigência total com a ditadura comunista de Pyongyang. Diante da imprensa, o ponderado Fukuda também defendeu uma visão menos patriótica da história contemporânea do Japão que seu adversário, um "linha-dura" ligado a Abe.

"É um problema considerar tudo como uma 'visão masoquista' da história", respondeu, em alusão à expressão favorita dos historiadores revisionistas japoneses que criticam a versão oficial do expansionismo nipônico e da Guerra do Pacífico (1941-45).

Fukuda também se opôs a Aso sobre o tema sensível da sucessão imperial, dando a entender que não é contrário à ascensão das mulheres ao trono, um assunto tabu no Japão.

Yasuo Fukuda, 71 anos, é o favorito à sucessão de Abe. Ele já garantiu o apoio de uma ampla maioria dos parlamentares do PDL (Partido Liberal Democrata). O partido vai eleger domingo seu novo presidente, que se tornará automaticamente o primeiro-ministro do Japão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;