Política Titulo Corrida eleitoral
Regina lidera espontânea e empata na estimulada
Vinicius Gorczeski
Do Diário do Grande ABC
03/05/2012 | 07:26
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


A pré-candidata a prefeita de São Caetano Regina Maura Zetone (PTB), indicada do Executivo, lidera pesquisa Ibope de intenções de votos. A petebista desponta com 21% em pesquisa espontânea, seguida do oposicionista Paulo Pinheiro (PMDB), com 15%.

O peemedebista está à frente da assessora de Ação Social na sondagem estimulada, quando é apresentado cartões com nomes dos pré-candidatos. Pinheiro soma 36% da preferência, contra 34% de Regina Maura - empate técnico, visto que a margem de erro atinge 5 pontos percentuais para mais ou menos.

Contratado pela Aseam (Associação dos Amigos da Saúde Emilia Alfredo Manganotti), presidida pelo advogado Éder Xavier (PCdoB), pré-candidato ao Paço, o Ibope ouviu 404 moradores, de 11 a 15 de abril. A pesquisa está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Pauço) sob o número 15/2012.

Na intenção de voto espontânea, o prefeito José Auricchio Júnior (PTB), que não pode se reeleger por cumprir segundo mandato, com 3% está à frente do petista Edgar Nóbrega, que tem 2%.

Xavier tem 1%, junto a Luizinho Tortorello (PTB), que nutre esperanças de ser declarado candidato petebista nas convenções partidárias, em junho. Nesse cenário, 45% dos entrevistados não souberam em quem votariam ou não responderam.

Pelo quadro estimulado, atrás de Pinheiro e Regina Maura figuram Edgar, com 6%, e Xavier, com 2%. Fernando Turco (Psol) e Getúlio de Carvalho (PSC) são traço. Quando foi apresentada lista fechada de pré-candidatos aos entrevistados, o número de indecisos atingiu 9%.

Eder Xavier e Edgar Nóbrega apresentaram a maior rejeição: 20%, Na sequência estão Fernando Turco (18%), Getúlio Carvalho e Regina Maura (ambos com 17%). Apenas 14% não votariam em Paulo Pinheiro de jeito nenhum.

 

ADMINISTRAÇÃO

A população está satisfeita com a administração petebista. Isso porque 30% gostariam que o próximo prefeito desse total continuidade ao trabalho realizado atualmente por José Auricchio Júnior; 26% expressaram que querem poucas mudanças, com continuidade de muita coisa; 23% desejam manter alguns programas, mas com alteração de muita coisa; 17% querem mudança total da atual administração; 4% não souberam ou não responderam.

Em avaliação do prefeito Auricchio, 60% classificaram seu trabalho como ótimo ou bom, 28% regular e 11% ruim ou péssimo. E 67% aprovam sua gestão à frente do Palácio da Cerâmica, contra 25% que desaprovam e 9% que não souberam opinar.

 

SETOR

A pesquisa Ibope também perguntou aos entrevistados qual a área de maior preocução na cidade. Para 21%, a violência é a vilã. Falta de policiamento foi apontado por 20%. Assim, as preocupações referentes à Segurança somaram 41%. Falta de hospitais e médicos, além de enchentes, atingiram 6% cada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;