Economia Titulo
Piramidal, de Sao Bernardo, quer manter a liderança
Da Redaçao
04/12/1999 | 17:18
Compartilhar notícia


A Piramidal Termoplásticos, de Sao Bernardo, colocou-se o desafio de tornar-se uma "empresa do milênio". Tal conceito, segundo o empresário Wilson Cataldi, envolve eficiência logística e uso da Internet como meio de conquistar a clientela e, ao mesmo tempo, estimular a auto-estima e o orgulho do trabalhador pela empresa. O objetivo final da Piramidal é manter a liderança no mercado de transporte de matérias-primas para pequenas e médias empresas fornecedoras de resinas termoplásticas.

Segundo Cataldi, esse modelo de gestao parte de um pressuposto integral, que nao aceita o desmembramento da empresa e, desse modo, sua descaracterizaçao. "A empresa do novo milênio nao gera só lucro, mas o orgulho de quem nela trabalha e o respeito da comunidade em que está inserida." Essa afirmaçao nao é mera filosofia. Sem fazer alarde, a empresa desenvolve uma série de atividades junto à comunidade.

A Piramidal opera 24 horas por dia em turnos bem definidos. Das 8h às 17h, o pátio da empresa está disponível para a entrega de matéria-prima. Das 17h até a manha do dia seguinte sao realizadas as operaçoes de carga e descarga com os caminhoes próprios e de clientes. "Somos uma empresa de logística e temos de primar pela eficiência", observou Cataldi.

Diariamente, a Piramidal entrega cerca de 120 toneladas, em um raio de açao de 200 quilômetros da sede. Mas o movimento mensal de carga chega a 250 mil toneladas por dia.

Em 2004, a empresa quer integrar os transportes modais rodoviário e ferroviário, a fim de ganhar ainda mais em eficiência e reduzir custos. "Se levarmos as cargas de trem, os custos operacionais podem cair entre 30% e 35%. Isso é importante do ponto de vista do cliente, uma vez que o frete é o que mais onera no custo final da matéria-prima".

Para isso, a empresa precisará mudar de sede. No momento, está sofrendo o assédio de cinco cidades: três da regiao - Santo André, Sao Caetano, Mauá - e duas do interior do Estado - Barueri e Mairinque.

Na rede - Na semana passada, a Piramidal inaugurou sua loja virtual na Internet, a primeira do país. "A Internet é uma excelente ferramenta de vendas e nao pode ser ignorada por uma empresa que tem, por enquanto, uma clientela de 1,2 mil empresas." A hierarquia na empresa está sendo reduzida. Temos apenas dois níveis hierárquicos e somos uma empresa limpa e leve. Eu nao tenho nem secretária", afirmou Cataldi.

Recentemente, a Piramidal transformou seus vendedores em consultores externos. "Eles deixaram de vender para dar toda assistência aos nossos clientes no pré e no pós-venda." Um call center, que opera das 8h às 18h30, realiza as vendas e atua também como atendimento ao cliente.

Desde 1995, quando a Piramidal conquistou a certificaçao ISO 9002, concedida pelo Bureau Veritas Quality International, a qualidade deixou de ser um estigma para tornar-se parte da cultura da empresa. "Qualidade para nós é uma obrigaçao. O que nos preocupa é a manutençao do alto nível das relaçoes com os clientes e da imagem da empresa".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;