Política Titulo
Universidade só depende da região, diz líder do governo
Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
17/04/2004 | 19:01
Compartilhar notícia


Líder do governo, o deputado federal Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho (PT), passa quase todos os finais de semana em Santo André onde participa da articulação política regional para conquistar a criação de uma universidade pública federal no Grande ABC. Professor Luizinho disse que a audiência realizada na semana passada com o ministro da Educação, Tarso Genro, e a conseqüente criação de um grupo de estudos formado por dirigentes políticos locais e técnicos do governo federal para estudar o projeto, significa que a negociação avançou para um novo patamar. “Agora a bola está com o Grande ABC”, disse o deputado.

“Até agora, a criação da universidade era apenas uma bandeira. Mas já saímos da retórica e passamos a discutir coisas concretas”, disse o deputado. Ele reforça o coro dos defensores da idéia de que o Grande ABC deve apresentar o mais rapidamente possível um plano de como devem ser os contornos institucionais e físicos da instituição. “O Grande ABC tem uma oportunidade de ouro nas mãos. Agora depende de nosso esforço para estabelecer em conjunto com o consórcio os pontos fundamentais desta medida”, disse Luizinho, para quem o ministro Tarso Genro revelou vontade de colaborar por considerar o projeto justo.

Na última quarta-feira, o ministro Tarso Genro recebeu em seu gabinete um grupo de prefeitos e parlamentares petistas entre os quais a prefeita de Ribeirão Pires e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Maria Inês Soares (PT), os prefeitos de Santo André, João Avamileno (PT) e o de Rio Grande da Serra, Ramon Velasquez, os deputados Professor Luizinho e Ivan Valente.

A visita resultou no compromisso de que técnicos do MEC (Ministério da Educação) visitem o Consórcio Intermunicipal provavelmente dentro de 15 dias para estabelecer o planejamento conjunto do projeto. Genro também sugeriu um encontro entre os parlamentares petistas da bancada da Educação com o presidente Lula, para conversar sobre as diretrizes da expansão do ensino superior no país. Professor Luizinho deixou claro que este assunto é análogo, mas um tanto mais abrangente. “Isso é uma coisa nossa, para dialogar um pouco sobre o projeto”, declarou.

De acordo com a prefeita Maria Inês, há outras regiões metropolitanas em busca da instalação de um campus universitário público federal. “Outras regiões também pleiteiam. A Baixada Santista também quer. Embora no âmbito no ministério exista a previsão da expansão, para onde expandir é outra medida”, disse a prefeita.

O deputado estadual Ivan Valente (PT), de São Caetano, afirma que estão dadas todas as condições para que o governo Lula atenda à reivindicação, considerada histórica por todos os articuladores políticos da região. De acordo com ele, o Estado de São Paulo apresenta uma brutal desproporção na relação entre a oferta de vagas públicas em comparação com as privadas. Valente disse ainda que o Estado mais populoso do país, com 37 milhões de habitantes, possui somente duas universidades federais e três estaduais.

O deputado disse que o ministro prometera falar pessoalmente com Lula sobre a demanda do Grande ABC, que tem mais de 2 milhões de habitantes e nenhuma vaga no ensino público gratuito. Apesar da intensa articulação, nenhum dos agentes políticos arrisca desde já uma previsão para que o sonho torne-se realidade. Todos apostam por enquanto na rapidez dos trabalhos para que se façam estudos de viabilidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;