Internacional Titulo
Ditadura argentina reprimiu judeus, dizem famílias
Do Diário do Grande ABC
22/02/2000 | 12:40
Compartilhar notícia


A ditadura argentina reprimiu os dissidentes judeus, denunciaram familiares das vítimas, exortando Israel a cumprir com seu dever moral de lhes ajudar a recuperar os restos de seus desaparecidos.

O ministro israelense de Assuntos da Diáspora, Michael Melchior, assegurou recentemente que o novo presidente argentino, Fernando De La Rúa, prometera fazer o possível para descobrir o paradeiro de judeus desaparecidos durante a ditadura argentina de 1976-83. De La Rúa, porém, disse depois que sua proposta havia sido mal interpretada.

Oskar Jaimovich declarou segunda-feira, perante uma comissao de imigraçao, que o anti-semitismo foi parte da razao pela qual sua irma de 17 anos, Alexandra, foi torturada e assassinada pelas forças militares argentinas, em 1976.

Durante a 'guerra suja``, pelo menos 9 mil opositores desapareceram após terem sido presos pelas forças de segurança, segundo um relatório do governo argentino. Mas os grupos de direitos humanos afirmam que o número se aproxima de 30 mil. Dos que desapareceram, 2 mil eram judeus, de acordo com o ministro Melchior, embora grupos de judeus argentinos calculem que o número ultrapasse 1.500.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;