Política Titulo
Morales vai convidar Petrobras a ser sócia de nova estatal boliviana
Da Agência Brasil
13/01/2006 | 21:22
Compartilhar notícia


O presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta sexta-feira que convidou a Petrobras a ser sócia de uma nova empresa estatal boliviana. "Quero reafirmar o que disse em campanha. Vou proteger os investimentos privados e vamos garantir às empresas o direito de recuperar seus investimentos", disse Evo Morales em entrevista coletiva à imprensa, após almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Daqui para frente, porém, os investidores serão sócios do governo boliviano pois, segundo Morales, o país exercerá seu direito de propriedade sobre os recursos naturais. A nova Lei de Hidrocarbonetos determina que as reservas são propriedade do Estado boliviano, que apenas cede a exploração para uma empresa privada, cobrando uma tarifa pelo uso.

"Precisamos de sócios e a Petrobras será nossa sócia. Mas seremos radicais com as empresas petrolíferas que fazem contrabandos, que não pagam impostos", assegurou presidente, que toma posse no próximo domingo. Segundo dados da Petrobras, a estatal é responsável por 100% da gasolina consumida na Bolívia. A empresa brasileira também seria responsável por 24% da arrecadação de impostos daquele pais e por 18% do PIB (dados de 2004).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;