Política Titulo
Cartilha gera polêmica na Câmara de Santo André
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
23/04/2010 | 07:45
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Cartilha divulgada pela Prefeitura com os "14 Motivos para Investir em Santo André" foi o principal assunto durante a sessão de ontem na Câmara. O material foi elaborado para atrair investidores para o Parque Tecnológico, mas acabou gerando insatisfação por parte dos parlamentares. Para a administração, não há qualquer irregularidade no texto.

Ente os pontos discutidos estão a ‘Lei' de Estímulo ao Desenvolvimento Econômico, a garantia da passagem do Ferroanel por Santo André e justamente a escolha de 14 (número do PTB, partido do prefeito Aidan Ravin) motivos para investir em Santo André.

"Tirando o fato do uso desmedido da máquina pública pelo PTB, temos de considerar que a lei citada não existe. O projeto, aliás, sequer foi protocolado na Câmara. É no mínimo um desrespeito aos vereadores, que ainda terão de votá-lo e talvez até alterá-lo", observou Tiago Nogueira (PT). "Vou trazer meu vidrinho de óleo de peroba. É um absurdo enganar a população desta forma", concluiu José Montoro Filho, o Montorinho (PT).

Nogueira (PT) utilizou a tribuna para manifestar sua desaprovação à cartilha. "Precisa ser recolhida imediatamente", esbravejou, ao atacar o ex-secretário de Gabinete e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Beto Torrado. "Ele teve uma atuação melancólica à frente do Gabinete e na primeira ação em sua nova função mostra despreparo."

APROVAÇÃO - Beto Torrado disse que a aprovação de proposituras do Executivo tem sido prática comum na Câmara, e, por isso, dá como certa a implantação da Lei de Estímulo ao Desenvolvimento Econômico. "Todos os projetos de lei enviados pela atual administração ao Legislativo foram aprovados pelos vereadores. E é o que acontecerá com esse, mesmo com a oposição contrária", prevê, ao anunciar que em no máximo dois meses a matéria deverá começar a tramitar na Câmara.

Sobre as críticas de Tiago Nogueira ao seu desempenho no governo, o secretário foi enfático. "Vindo desta pessoa eu não poderia esperar outra coisa. Como ele não tem palanque, tem de criar."

ALUGUEL SOCIAL - A Câmara aprovou ontem em segunda votação e por unanimidade o aluguel social, projeto da Prefeitura que concede benefício financeiro de R$ 380 às 1.647 famílias do Jardim Santo André incluídas no convênio de moradia firmado com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). A matéria será sancionada pelo prefeito Aidan nos próximos dias.

Também foi aprovado, em votação única, alteração no Regimento Interno da Casa, limitando a cinco minutos o tempo de utilização da tribuna para cada vereador no pequeno expediente, independente do número de proposituras apresentadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;