Política Titulo
Deputado acusado de cobrar propina de bicheiro sofre acidente
Do Diário OnLine
27/10/2004 | 15:00
Compartilhar notícia


O deputado federal André Luiz (PMDB-RJ) ficou levemente ferido num acidente automobilístico ocorrido na rodovia Anhangüera, na cidade de Limeira (interior de São Paulo), na tarde de terça-feira. O parlamentar, acusado de cobrar propina do bicheiro Carlos Augusto Ramos ('Carlinhos Cachoeira'), recebeu alta hospitalar na manhã desta quarta, após ficar internado sob observação.

Segundo Thiago Ribeiro, filho do parlamentar, André Luiz está com o rosto bastante inchado e levou alguns pontos. As duas pessoas que acompanhavam o peemedebista no Santana fechado por um caminhão sofreram lesões mais graves – um quebrou uma perna e outro fraturou uma perna e uma costela.

Denúncias - O parlamentar fluminense é acusado de cobrar R$ 4 milhões em propina de Carlinhos Cachoeira para poupá-lo no relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Loterj (Loteria do Rio de Janeiro), que acabou aprovado na terça-feira pelos deputados da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro).

O texto aprovado pelos deputados do Rio aponta que Waldomiro Diniz – afastado do cargo de assessor da Casa Civil por denúncias de corrupção – cometeu oito crimes e Carlinhos Cachoeira, quatro. Os dois são citados por fraude, corrupção, formação de quadrilha e extorsão (entre outros delitos). A CPI sugeriu ainda pedido de prisão preventiva aos dois principais acusados, além do indiciamento de outros 18 suspeitos. O deputado federal Bispo Rodrigues (PL-RJ) é um deles.

O relatório será encaminhado pela Alerj ao MPE (Ministério Público Estadual), que ficará encarregado de denunciar os suspeitos à Justiça.

Investigação - A comissão de sindicância aberta na Câmara Federal para investigar o pedido de propina que André Luiz teria feito a Cachoeira fez sua primeira reunião nesta quarta-feira. Os deputados decidiram solicitar a gravação de uma conversa em que o peemebebista apareceria tentando extorquir um sócio do bicheiro – a fita foi a base da matéria publicada no último final de semana pela revista Veja.

O grupo é composto por cinco membros do Conselho de Ética da Câmara: Iriny Lopes (PT-ES), Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), Ricardo Izar (PTB-SP), Severiano Alves (PDT-BA) e Luiz Piauhylino (PTB-PE), corregedor da Casa. A sindicância terá 30 dias para concluir o caso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;