Política Titulo Comissão
Câmara irá discutir o
Estatuto da Metrópole

William Dib é vice-presidente da comissão que terá
pela frente o desafio de consolidar projetos de regiões

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
02/05/2012 | 07:53
Compartilhar notícia


O deputado federal William Dib (PSDB) foi eleito vice-presidente da comissão especial criada para conceder parecer ao Projeto de Lei n° 3460/2004, de autoria do parlamentar Walter Feldman (PSDB-SP), que formulará as diretrizes para a consolidação do Estatuto da Metrópole. A comissão será presidida por Mario Mariani (PMDB-SC).

O projeto visa criar um elo entre o Estado e as cidades, papel atualmente desempenhado pelos consórcios intermunicipais, mas que, na prática, não conseguem ter resultados efetivos. O desafio seria, grosso modo, estabelecer um ente federativo entre os governos estaduais e as administrações municipais. Com regras específicas para receber verbas e executar projetos conjuntos, para desenvolvimento de regiões como um todo.

"Os consórcios encontram essa dificuldade por falta de uma legislação específica, não têm instrumentos legais para isso", avalia Dib.

Segundo o deputado, o Estatuto da Metrópole também procura soluções para temas relacionados à política urbana. "Um dos objetivos é articular com a União, Estados e municípios critérios para a organização regionalizada, para assegurar um desenvolvimento sustentável", vislumbra o tucano.

O texto estabelece ainda que, após sua aprovação, o projeto deve ser revisto e atualizado a cada quatro anos, de modo que fique em consonância com a realidade local de Estados e municípios.

A primeira reunião da comissão especial ocorreu semana passada em Brasília, definindo seis audiências públicas para debater o projeto. O primeiro encontro será dia 9, na Capital Federal, em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Urbano e com a presença da presidente do TSE (Tribunal Superior eleitoral), ministra Cármen Lúcia.

Nessa primeira plenária serão debatidas as questões legais e constitucionais do Estatuto da Metrópole. Estão previstos mais cinco encontros regionais que ocorrerão em cinco capitais brasileiras: São Paulo (Sudeste), Goiânia (Centro-Oeste), Salvador (Nordeste), Florianópolis (Sul) e Belém (Norte).

 

FUNDO NACIONAL -O projeto que cria o Estatuto da Metrópole prevê a criação de um Fundo Nacional de Planejamento, mecanismo que visa dar suporte financeiro ao planejamento integrado, promovendo financiamentos e investimentos para execução de programas e projetos de interesse dos diferentes níveis de governo.

Autor da propositura que cria o Estatuto da Metrópole, Walter Feldman explica que a matéria visa contribuir com a política nacional de planejamento territorial e urbano.

"A União nunca tratou disso. O projeto está em consonância com o Estatuto das Cidades (aprovado em 2001) e visa promover ações de desenvolvimento econômico e social", sustenta o parlamentar.

Após a definição da comissão que acompanhará o projeto e a realização das audiências públicas regionais, a expectativa de Walter Feldman é de que o projeto esteja pronto para entrar em discussão e votação na Câmara Federal.

"Tivemos essa preocupação de detalhar a matéria para que ela chegue para apreciação na Casa pronta para ser votada. Vamos trabalhar para agilizar sua tramitação", projetou Feldman.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;