Cultura & Lazer Titulo
Canal Brasil traz festivais da França
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
26/12/2000 | 18:15
Compartilhar notícia


O programa Revista do Cinema Brasileiro, do Canal Brasil (Globosat e Net-Sky), exibe nesta quarta, às 20h, reportagens especiais realizadas nos festivais franceses de Nantes e de Amiens. A dica é válida para os interessados na participaçao do cinema nacional no exterior. O programa se compromete, também, em trazer o relacionamento da França com as produçoes cinematográficas locais e de outros países.

No Festival de Cinema de Amiens o Brasil foi representado pelo longa-metragem Através da Janela, de Tata Amaral, e por vídeos indígenas do projeto Vídeo nas Aldeias.

Nesse evento, criado em 1980, a intençao é a de promover encontro de realizadores de diferentes partes do mundo, por meio de debates, retrospectivas e lançamento de novos cineastas. O programa entrevistou o organizador do festival, Jean Pierre Garcia, e a produtora Catherine Arnaud.

Em Nantes a participaçao brasileira foi mais acentuada. O destaque ficou por conta da retrospectiva completa de Glauber Rocha. Na mostra fora da competiçao, estiveram presentes Eu Tu Eles, de Andrucha Waddington, O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade, e o documentário Saudade do Futuro, de César e Marie-Clémance Paes. O filme de Waddington é pré-candidato a uma vaga na disputa do Oscar 2001 de melhor filme estrangeiro.

O Revista do Cinema Brasileiro colheu depoimentos dos criadores do Festival de Nantes, os irmaos Alain e Philippe Jalladeau. Outra entrevista interessante foi feita com o produtor Marco Muller, da empresa italiana Fabrika Cinema, que é co-produtora do último vencedor do Festival de Brasília, o filme Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;