Cultura & Lazer Titulo Exposição
Madeira que vira arte

Artista visual, Daniel Camatta expõe obras em Sto.André
a partir de amanhã até dia 24 de junho; entrada é gratuita

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
02/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Madeiras velhas, objetos como portas, janelas e mesas, todos encontrados pelas ruas foram as ferramentas que Daniel Camatta precisou para preparar as obras que ilustram a exposição 'Um Trago de Vinagre', aberta ao público a partir de amanhã, no Espaço de Artes e Convivência Gambalaia, em Santo André. A entrada é grátis e as obras estarão expostas até o dia 24 de junho.

Andreense do Parque Capuava, Camatta, estreia com 12 peças, todas produzidas em seu pequeno ateliê, montado na casa dos pais, onde mora. "São todos feitos com madeiras achadas na rua. Trabalho em cima do que o objeto me dá. Também trabalho com colagem. Jornais revistas e tíquetes de cinema," afirma Camatta. Formado em artes visuais, Camatta, hoje com 26 anos, começou na cultura ainda aos 16, com música.

Enquanto algumas obras homenageiam artistas como o compositor Bob Dylan e o escritor alemão Charles Bukowski, outras servem como manifesto, como a que usou e que teve como pano de fundo um cavalete do Semasa. "Peguei o cavalete como forma de ironia pelo que está acontecendo com esse caso. (Suposta venda de licenças ambientais na autarquia). Pensei com tom meio sarcástico, é uma maneira de cutucar," afirma o andreense. Segundo ele, algumas obras nascem com o objeto na mão, outras, de antemão.

A produção da exposição começou em meados de 2011, ao lado da curadora Milca Ceccon, com um ou dois trabalhos. A partir daí veio a ideia de elaborar as obras com madeiras encontradas na rua. Ele conta que o fato de usar madeiras velhas não tem nada a ver com sustentabilidade. "Um cara jogou uma porta fora e essa pessoa pode ver essa porta exposta. Não acredito na forma de sustentabilidade. Acho que o homem produz para o mundo acabar, o que podemos fazer é retardar um pouco."

Por enquanto a exposição não tem outro destino após a temporada em Santo André. "Agora que saiu a exposição terei tempo para produzir outros trabalhos. Tenho duas portas, outra janela e cadeira em casa. Quero ver o resultado dessa exposição para ver para onde ir", afirma."

Daniel Camatta - Um Trago de Vinagre - Exposição. No Espaço de Artes e Convivência Gambalaia - Rua das Monções, 1.018, Santo André. Tel.: 4316-1726. Estreia amanhã. Até dia 24 de junho. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;