Internacional Titulo
Encerra prazo para retirada de colonos na Faixa de Gaza
Da AFP
16/08/2005 | 20:06
Compartilhar notícia


Acabou à meia-noite desta terça-feira (18h de Brasília) o prazo dado aos colonos israelenses para deixar voluntariamente a Faixa de Gaza. Agora o exército israelense poderá utilizar a força para esvaziar os assentamentos.

Nesta terça-feira, soldados e policiais israelenses entraram em Neve Dekalim, a ‘capital’ dos colonos da Faixa de Gaza, para retirar os habitantes que ainda se recusam a sair. Jovens militantes contrários à retirada se entrincheiraram em três sinagogas vizinhas, formando barricadas para se proteger.

Em Shirat Hayam, os colonos esperavam pelas tropas atrás de arame farpado e dos blocos de pedra dispostos na entrada do assentamento. Já os 60 habitantes da colônia de Dogit escolheram partir voluntariamente. Na segunda-feira, duas de quatro colônias prometidas na Cisjordânia também foram evacuadas.

O ministro da Defesa de Israel, Shaul Mofaz, disse acreditar que 70% das famílias de colonos deixariam a Faixa de Gaza antes do fim do prazo. Segundo ele, o processo deve durar aproximadamente duas semanas. O ministro acrescentou que "cerca de 500 pessoas foram detidas entre as pessoas infiltradas na Faixa de Gaza por atrapalhar a retirada".

Para Mofaz, "o nível de terrorismo vai baixar em Gaza após a retirada, sobretudo graças à melhoria da situação econômica". O ministro comentou ainda que os palestinos devem esperar "um mês, após a evacuação, para poder entrar nas colônias".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;