Setecidades Titulo
Só conclusão da Oliveira Lima viabiliza revitalização
Raymundo de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
20/10/2001 | 18:05
Compartilhar notícia


O arquiteto Decio Tozzi, autor do projeto de revitalização do Centro de Santo André, afirma que a proposta de envolver empreendedores privados na realização da obra esteve presente desde os primeiros momentos em que se debruçou sobre a prancheta. “O interessante seria que se conseguisse empreendedores que executassem a obra por quadras”, disse.

No memorial descritivo do projeto feito pelo arquiteto, a integração entre os espaços públicos e privados é apontada como um desejo para conseguir a renovação e a revitalização do espaço urbano. O adensamento nas ruas cobertas pelo plano também está previsto no projeto de Tozzi.

Segundo o arquiteto, o projeto de revitalização do Centro de Santo André é arrojado, e a parceria com a iniciativa privada na cobertura das ruas poderia garantir que a execução das obras fosse feita de forma mais rápida. O casamento entre a obra de cobertura e a exploração do espaço por atividades comerciais, de serviços e residenciais é um dos objetivos que o arquiteto previu ao executar o projeto. “A minha concepção sempre levou em conta o futuro que essas áreas terão, e por isso era necessário mexer no verdadeiro conteúdo.”

A parceria idealizada pelo arquiteto prevê a participação de grandes empreendedores que incorporariam as áreas comerciais das ruas envolvidas em troca da utilização dos espaços para construção de prédios. “Os comerciantes dariam as áreas em troca de parte da construção que fosse realizada sobre elas”, afirmou.

Para Tozzi, o velho calçadão da rua Oliveira Lima estava obsoleto e a solução encontrada foi a criação de um shopping de rua. Na fase posterior à cobertura das ruas está a implementação de uma passarela para pedestres no nível do teto das lojas. Essa parte também precisa da participação da iniciativa privada, pois depende de um recuo de 6 m nas construções de sobrelojas e de prédios para sua implementação.

Segundo o arquiteto, além da execução das obras arquitetônicas previstas no projeto, é necessário a intervenção dos comerciantes e do poder público para alterar o perfil de utilização dos espaços comerciais do Centro da cidade. Tozzi afirma que a ampliação do horário de funcionamento do comércio, com prioridade para atividades de lazer e a instalação de cinemas, por exemplo, são fundamentais para diversificar o uso dos espaços do Centro.

Visitas – Tozzi disse que costuma visitar a rua Oliveira Lima para ver o resultado de seu projeto e que gosta do espaço. “Eu acho que devem ser criadas atividades comerciais de lazer que funcionem durante a noite e aos fins de semana para aproveitar melhor o espaço”, disse. A conclusão das obras de cobertura na Oliveira Lima e na Elisa Flaquer são apontadas pelo arquiteto como fundamentais para a viabilidade do projeto.

“É importante que o projeto seja implementado de forma continuada”, afirmou. O arquiteto apontou como principais benefícios do projeto, no memorial descritivo apresentado, a valorização do espaço público, dos imóveis e o aumento na arrecadação de impostos para o município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;