Internacional Titulo
Estátua de seita é destruída na França
Das Agências
06/09/2001 | 14:18
Compartilhar notícia


A estátua gigante do guru da seita Mandarom, da cidade de Castellane, Sudeste da França, foi destruída nesta quinta-feira por explosivos.

Uma grua especial para demolições foi enviada ao local para realizar a destruição da estátua de 33 metros do "messias cosmoplanetário", ordenada pela Justiça após oito anos de batalhas jurídicas para controlar o desenvolvimento da seita. O motivo alegado para a destruição foi que não havia permissão do governo para a construção da estátua.

A seita Mandarom, que afirma possuir 400 adeptos no mundo e vinte em Castellane, cultiva a "religião da unidade dos rostos de Deus", sintetizando hinduísmo, budismo e catolicismo.

No final dos anos 60 um ex-funcionário do ministério das Finanças francês, Gilbert Bourdin, elaborou a doutrina do "aumismo", que propaga que a primeira palavra de Deus foi "om".

Morando perto de Castellane em 1969, Bourdin se autoproclamou "messias cosmoplanetário" em 1990, depois de ter colocado, com o auxílio de um helicóptero, uma tiara dourada sobre a imensa estátua que o representava.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;