Internacional Titulo
Rebeldes atacam o centro da Libéria para depor o presidente
Do Diário OnLine
Com AFP
20/07/2003 | 16:36
Compartilhar notícia


Os rebeldes do grupo Liberianos Unidos pela Reconciliação e a Democracia (Lurd) empreenderam neste final de semana diversos ataques contra Monrovia (capital do país), com o objetivo de derrubar o presidente Charles Taylor. Ameaçado de golpe, ele fez um pronunciamento no rádio sábado à noite para avisar aos oponentes que o exército fiel ao governo vai lutar "até o último homem" para salvar a capital.

O Lurd promoveu neste domingo uma série de ataques ao bairro Mamba Point, onde ficam as sedes de várias embaixadas e organizações humanitárias. Os rebeldes também investiram contra as pontes Gabriel Tucker e Old Bridge, que dão acesso ao centro da cidade.

Na noite de sábado, vários morteiros e foguetes foram lançados contra o bairro residencial de Mamba Point, perto do hotel onde estão hospedados os jornalistas estrangeiros. Alguns se refugiaram na embaixada americana, que é um verdadeiro bunker na capital da Libéria. Segundo o governo, 20 pessoas morreram na explosão de um foguete perto de um templo maçônico onde se refugiaram centenas de pessoas. O fotógrafo francês Patrick Robert, que trabalha para a Time Magazine e para a agência Corbis, foi ferido gravemente no sábado.

O agravamento dos conflitos levou o embaixador americano na Libéria, John Blaney, a apelar pelo fim da violência. Mas o pedido não teve efeito e os rebelados travam batalhas cada vez mais intensas contra as forças do governo pelo domínio do centro de Monrovia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;