Nacional Titulo
Governo pede revisao no preço dos remédios
Do Diário do Grande ABC
30/06/2000 | 15:56
Compartilhar notícia


Os ministérios da Saúde e da Justiça estao enviando nesta sexta-feira um comunicado conjunto a 22 laboratórios que produzem medicamentos no Brasil. O comunicado pede a essas empresas que revejam os aumentos anunciados para este sábado.

Segundo o ministério da saúde, dos 100 produtos mais usados pela populaçao, 42 terao seus preços aumentados. O ministro da Saúde, José Serra, considera esses reajustes injustificáveis. "No primeiro semestre, nao ocorreu nada de especial que justifique esses reajustes. O dólar nao aumentou, a matéria prima usada nos remédios nao aumentou e nao há inflaçao mundial. Por essa razao considero esses aumentos abusivos", disse Serra.

O ministro ligou para cinco laboratórios, entre eles o Merck-Sharp e o Glaxo, pedindo que eles suspendessem o aumento. Segundo Serra, os laboratórios atenderam o seu pedido. Um levantamento do Ministério da Saúde mostrou que alguns laboratórios aproveitaram o fim dos trabalhos da CPI dos Medicamentos para reajustar os preços dos remédios sem justificativa.

Entre março e maio deste ano, período que durou a CPI, apenas 33 produtos tiveram seus preços reajustados. Com o final da CPI, em junho, 91 medicamentos subiram de preço, e em julho já sao 279.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;