Cultura & Lazer Titulo
Carlos Santana é processado por plágio
Do Diário do Grande ABC
24/05/2000 | 15:52
Compartilhar notícia


Hamidou ``Seta' e Ousmane Toure, ex-membros do grupo musical senegalês Toure Kunda, decidiram processar o guitarrista e compositor Carlos Santana por plágio de uma de suas músicas, no disco ``Supernatural', premiado com nove ``Grammy's', o mais vendido na carreira do artista norte-americano de origem mexicana.

Em 1990, Toure Kunda gravou um disco, ``Salam', em que figurava uma cançao intitulada ``Guerrilha Africa', assinada pelos músicos que constituíam o grupo senegalês na época, os quatro irmaos Toure: Hamidou ``Seta', Ousmane, Ismaila e Sixu Tidiane.

Esse título foi registrado na Sacem (Sociedade francesa de autores, compositores e editores de música) em 23 de abril de 1990.

A cançao teria sido adaptada por Carlos Santana, sob o título ``Africa Bamba' e figura em seu disco ``Supernatural', um sucesso mundial com 11 milhoes de cópias vendidas.

Neste disco, figuram como autores de ``Africa Bamba' Ismaila, Sixu Tidiane, Carlos Santana e Karl Perazzo (um dos membros do grupo do guitarrista).

Constatando que seu nome nao figurava na adaptaçao, Hamidou ``Seta' e Ousmane encarregaram seu advogado de apresentar queixa nos tribunais por falsificaçao e reproduçao ilícita de sua obra.

O serviço jurídico da filial francesa da gravadora EMI confirmou que uma açao apresentada em regime de urgência deve chegar em breve à Justiça francesa, a fim de obter o bloqueio dos direitos da composiçao. Medida nesse sentido já foi tomada em escala internacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;