Esportes Titulo
Santos encara batalha contra o Grêmio
Nelson Cilo
Com Agências
12/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O Santos já sabe como encarar a batalha do Olímpico diante do Grêmio, às 21h50, em Porto Alegre, pela Copa do Brasil. Haverá transmissão ao vivo na Band, SporTV e ESPN Brasil. O Tricolor convoca os torcedores a transformar o estádio em caldeirão para empurrar o time contra o campeão paulista. E, se necessário, que todos ajudem a conquistar a vitória ‘na base do grito' (das arquibancadas), sugere o site do clube.

Santos e Grêmio criaram uma intensa rivalidade na década. Isso na Libertadores e no Campeonato Brasileiro.

No ranking geral, foram 64 duelos - os paulistas ganharam 29 e perderam 20. Houve 15 empates.

Apesar da ausência de Neymar, Dorival Júnior aposta na capacidade ofensiva de quem conseguiu marcar 106 gols em 32 jogos na temporada 2010.

Assim, o técnico decidiu pelo sistema 4-4-2. Marquinhos - substituto de Neymar - irá exercer múltiplas tarefas. Além de movimentar do meio à frente, ele deverá oferecer retaguarda para Wesley e Arouca. A ordem é neutralizar o meia Douglas, ex-Corinthians.

Dorival Júnior reconhece as dificuldades, mas acha que o Santos tem condições de superar outro desafio. "Falaram que seria praticamente impossível no Mineirão (contra o Atlético-MG), mas trouxemos o resultado que nos interessava (derrota, 3 a 2)", lembra.

O treinador aposta de novo no talento de Neymar e Paulo Henrique Ganso (este aparece no grupo de sete opções). Ele só espera que os dois não sejam afetados pela ausência de ambos da lista oficial para o Mundial da África do Sul. "Seria ótimo se fossem agora. Como não aconteceu, eles não podem nem vão se abater. Sei que um dia, os meninos estarão lá", prevê.

Alguns anos lá. Algum tempo aqui. Jonas conhece os dois lados. No entanto, assume que a fase atual é muito melhor. Tanto ele quanto Borges marcaram cerca de 50% dos gols do Grêmio desde o início da temporada. "Nossa característica é a forte vigilância. Tudo começa no ataque. Isso facilita o trabalho na defesa e no meio. Falar o quê do adversário? Não há favoritos. É uma luta de 180 minutos. Depois, não será fácil na Vila. É ter calma e inteligência", recomenda.

O técnico Silas não terá o lateral Neuton (lesão muscular na coxa), Rafael Marques e Bruno Collaço estão cotados. O meia Leandro sofreu o mesmo tipo de contusão. Hugo pode aparecer. O zagueiro Mário Fernandes (dores nos ombros) é a terceira interrogação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;