Internacional Titulo
EUA e Rússia compartilham opinião sobre questão nuclear iraniana
Da AFP
17/02/2005 | 19:34
Compartilhar notícia


Estados Unidos, Europa e Rússia têm o mesmo ponto de vista sobre o problema nuclear iraniano, e os contatos estão se desenvolvendo de forma positiva, declarou na noite desta quinta-feira em Erevan o chanceler russo, Serguei Lavrov.

"Continuamos mantendo contatos com nossos colegas europeus e com os americanos. Todos nós defendemos a mesma posição, e consideramos que o processo de negociação com o Irã está indo na direção certa", frisou. "É preciso fazer o necessário para encontrar uma solução política que garanta o estrito respeito da não proliferação das armas nucleares, mas sem afetar os interesses legais do Irã", acrescentou.

Moscou incentivou novamente Teerã nesta quinta-feira a "continuar mantendo um diálogo construtivo" com a AIEA (Agência Internacional da Energia Atômica) e a "ratificar o quanto antes" o protocolo adicional ao TNP (Tratado de Não Proliferação das Armas Nucleares).

Três países europeus, a França, a Grã-Bretanha e a Alemanha, conseguiram arrancar dos iranianos, em novembro passado, a suspensão de suas atividades de enriquecimento de urânio, em troca da promessa de uma cooperação nuclear, tecnológica e comercial.

Durante sua visita à Europa, no início deste mês, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice acusou os europeus de falta de firmeza ante os iranianos. Rice considerou que os três países europeus que conduziram as negociações com Teerã não haviam claramente apresentado a ameaça de sanções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;