Nacional Titulo
PM treina corporaçao para usar novos revólveres em SP
Do Diário do Grande ABC
16/02/2000 | 17:00
Compartilhar notícia


Oficiais e sargentos da Polícia Militar das regioes de Bauru, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, Sao José do Rio Preto e Ribeirao Preto encerram nesta quinta-feira, em Bauru, o treinamento realizado para possibilitar a substituiçao dos revólveres calibre 38 pelas pistolas calibre 40, adquiridas recentemente pela corporaçao. Os policiais que receberam o treinamento específico para a arma sao multiplicadores que, agora, vao repassar os ensinamentos aos patrulheiros de suas unidades.

As aulas estao sendo dadas pelo coronel da reserva Nilson Giraldi, campeao brasileiro de tiro. Em 1997, ele desenvolveu um método de treinamento de tiro hoje aplicado pelas Polícias Militares de vários Estados, inclusive a de Sao Paulo. "O revólver 38 já é uma arma superada. Sua substituiçao pela pistola dá maior eficiência ao policial porque, embora o tiro do revólver 38 seja mortal, ele nao impede o ladrao de continuar, por algum tempo, sua açao criminosa. Já a nova arma é menos mortal, mas tem impacto maior para uma açao imediata. Como o objetivo da polícia nao é matar, mas impedir a açao criminosa, a pistola é o armamento ideal", afirma.

No final do ano passado Giraldi treinou multiplicadores da capital e na próxima semana estará em Sao Paulo ministrando o curso para oficiais e sargentos das regioes de Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Litoral. Para receber a arma o policial recebe um treinamento sobre suas características e manejo específico. Em seguida, é levado a uma pista onde atua com simuladores de situaçoes reais de confronto com marginais em área onde há outras pessoas e até reféns.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;