Internacional Titulo
Ameaça de mísseis do Irã é a "brincadeira do ano", diz Larijani
Da AFP
03/06/2007 | 19:01
Compartilhar notícia


A eventual ameaça balística iraniana contra a Europa, apresentada pelos Estados Unidos para justificar seu projeto de instalação de um escudo antimísseis no leste europeu, é "a brincadeira do ano", declarou domingo Ali Larijani, o principal negociador do dossiê nuclear iraniano.

"É uma brincadeira. A Europa está fora do alcance dos mísseis iranianos", disse Larijani, citado pela agência Irna.

"Os mísseis iranianos são incapazes de alcançar a Europa e é pouco provável que (os americanos) não o saibam", acrescentou.

Larijani também insistiu que a "Europa é o principal parceiro comercial" do Irã pelo que - indagou - "qual seria então os motivos de Teerã para fazer algo desse tipo".

Os Estados Unidos desejam instalar um sistema de defesa antimísseis na Polônia e na República Tcheca voltado especialmente para enfrentar eventuais ataques de mísseis procedentes do Oriente Médio, e mais concretamente do Irã.

O presidente russo, Vladimir Putin, advertiu para o risco de os Estados Unidos virem a "transformar a Europa num barril de pólvora" se Washington mantiver a decisão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;