Internacional Titulo
Pesquisadores acham que mulher pode procriar em qualquer idade
Do Diário do Grande ABC
26/06/1999 | 17:12
Compartilhar notícia


Vários cientistas norte-americanos da Universidade de Toronto acreditam ter descoberto um método para conservar óvulos e desenvolvê-los sem que se estraguem, um passo a mais para que as mulheres possam procriar a partir de seus próprios óvulos, seja qual for sua idade, informa neste sábado o diário Globe and Mail.

Segundo o diário canadense, o grupo de pesquisadores conseguiu, num laboratório de Toronto, que ratos incubassem óvulos nao-maduros de mulheres jovens.

Com esta descoberta, os cientistas acreditam que em breve será possível que uma mulher congele óvulos nao-maduros durante sua juventude e, na hora que quiserem ter filhos, deixar que os ratos desenvolvam os óvulos.

Depois, seriam fecundados com esperma em uma proveta; o embriao seria entao reimplantado no útero humano para a gravidez.

``Temos um acordo ético para tentar primeiro com óvulos bovinos e esperma de touro, para depois transferir o embriao para uma vaca', disse o professor Robert Casper, responsável do Departamento de Ciências da Reproduçao da Universidade de Toronto.

``Se isso funcionar bem, a provavelmente logo faremos (com o acordo ético) os testes clínicos', disse ao jornal.

Os pesquisadores utilizam óvulos congelados antes que fiquem maduros, porque sua pouca quantidade de água pemite que resistam melhor que os óvulos maduros. Até agora os óvulos, que tem que estar maduros para poderem ser fecundados só ficavam nessa condiçao no corpo de uma mulher pouco antes de sua ovulaçao.

Apesar deste panorama, Casper afirma que as pesquisas estao principalmente orientadas para a possibilidade de conservar óvulos destinados às mulheres estéreis que procuram um doador, ou para aquelas que sofrem de câncer e cujo tratamento prejudica o funcionamento de seus ovários. Estas últimos poderiam entao armazenar seus óvulos ainda saos e planejar depois a gravidez.

Segundo o Globe and Mail, somente se sabe de meia dúzia de casos de nascimento a partir de óvulos congelados no mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;