Internacional Titulo
Anúncio de eleições britânicas é adiado pela morte do papa
Da AFP
04/04/2005 | 18:34
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, anunciará na terça-feira a realização de eleições legislativas, 24 horas depois do previsto, devido à morte do papa João Paulo II, de acordo com o jornal 'The Gardian'. Esta informação também aparece em 'The Times', 'The Daily Telegraph', 'The Independent' e 'The Sun'.

De acordo com os jornais, fica mantida a data das eleições, em 5 de maio, como apontam todos os observadores políticos britânicos.

Em princípio, estava previsto que Tony Blair fosse nesta segunda-feira ao Palácio de Buckingham para pedir à rainha Elizabeth II que procedesse à dissolução do Parlamento.

No domingo, porém, um comunicado de Downing Street anunciou que o premiê participaria de um serviço de orações pelo papa João Paulo II em vez de visitar a rainha. "Em resposta às especulações, podemos confirmar que (Blair) não irá ao Palácio de Buckingham nesta segunda-feira", disse um porta-voz.

De acordo com 'The Guardian', fontes do QG trabalhista, de Blair, disseram que a segunda-feira não era a hora de anunciar as eleições, no momento em que cinco milhões de católicos estão de luto. Já 'The Times' afirmou que Tony Blair temia que manter o calendário seria considerado "desrespeitoso" com os católicos do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;