Internacional Titulo
Depois de ataque diurno, EUA voltam a atacar Bagdá
Do Diário OnLine
22/03/2003 | 22:53
Compartilhar notícia


Cerca de 12 fortes explosões foram ouvidas em Bagdá, capital iraquiana, na madrugada deste domingo (horário local). Na Inglaterra, bombardeiros americanos B-52 decolaram por volta das 21h deste sábado (hora de Brasília) da base de Fairford, Oeste do país. Uma nova onda de ataques a Bagdá teve início por volta das 22h30 (4h30 de domingo no Iraque).

Durante a tarde, as forças americanas e britânicas lançaram ataques a Bagdá, atingindo posições militares em áreas de subúrbio das regiões Sul, Oeste e Norte da capital iraquiana. Explosões foram ouvidas no país por volta das 15h30 locais (9h30 de Brasília), no primeiro ataque diurno à cidade. Outros bombardeios foram registrados às 21h30 locais (15h30) e às 23h30 locais (17h30). Neste último, parte da cidade ficou sem luz.

Na tentativa de dificultar os ataques aéreos, os iraquianos incendiaram trincheiras cheias de petróleo, localizadas estrategicamente ao redor da cidade. A queima provocou uma intensa nuvem de fumaça preta, que cobria algumas regiões da capital até o início da noite (horário local).

Entre os alvos dos novos ataques está a instalação militar e industrial de Al Rashid, situada na região Sul de Bagdá. Já segundo um correspondente da Reuters, dois mísseis atingiram o palácio presidencial de Saddam Hussein, localizado no centro de Bagdá.

Relatos dão conta de que nenhum alerta sonoro foi dado pelo governo iraquiano antes dos últimos bombardeios, como de costume. Com isso, há dúvidas sobre o funcionamento dos radares iraquianos, que indicariam a chegada de caças-bombardeios e mísseis.

Front terrestre — Enquanto aviões continuam a lançar bombas e mísseis contra a capital iraquiana, as tropas aliadas avançam por terra em direção a Bagdá. Neste sábado, militares americanos anunciaram a tomada da cidade de Nassiriyah (Sul), às margens do rio Eufrates, e uma base aérea em Talil.

Ao mesmo tempo, as tropas travaram combates na cidade de Basra, a segunda maior do país, localizada a 340 quilômetros ao Sul. Os aliados afirmam manter o controle da região, mas já anunciaram que não vão invadir a cidade para evitar cenas de confronto urbano.

Auxílio aéreo — Caças americanos lançaram bomba na região Sul do solo iraquiano, em uma ação conjunta com as tropas em terra. Quatro aeronaves do tipo F/A-18 Hornet, que partiram do porta-aviões Kittty Hawk, lançaram sete bombas de 240 quilos guiadas a laser sobre as regiões onde há combates no Sul.

Esta é a primeira vez que as tropas aéreas agem em conjunto com o front terrestre. Desde sexta-feira as aeronaves fizeram várias saídas para auxiliar os soldados, mas esta foi a primeira ação direta para facilitar o avanço das tropas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;