Internacional Titulo
Kirchner confirma ameaças de morte e atentado
Da AFP
30/04/2007 | 20:52
Compartilhar notícia


O presidente da Argentina, Néstor Kirchner, confirmou na noite desta segunda-feira que recebe ameaças diariamente e insistiu em que o incidente no sábado passado, quando um caminhão capotou diante de sua casa na província de Santa Cruz, foi um atentado.

"Sou ameaçado todos os dias por muitas coisas", disse o presidente em um ato na Casa de Governo, em Buenos Aires. Kirchner afirmou que até sua mãe, de 88 anos, tem sido alvo de ameaças.

Segundo o ministro do Interior, Aníbal Fernández, a mãe do presidente María Ostoic "está recebendo ameaças telefônicas" e "essas intimidações vêm se tornando uma atividade quase constante".

As ameaças e o suposto atentado aconteceram em um momento de tensão na província de Santa Cruz, que enfrenta uma greve prolongada do sindicato dos professores para exigir melhorias salariais.

De acordo com o governo, o atentado contra a casa de Kirchner em Río Gallegos, 2,8 mil km ao sul de Buenos Aires, foi realizado por um agente privado de segurança, que, no sábado, apoderou-se de um caminhão e o dirigiu descontroladamente, ferindo sete pessoas diante da residência do presidente, que não estava no local no momento.

O governo identificou o autor do suposto atentado como Walter Mansilla Alarcón, definido como um ativista radical. Especialistas do Tribunal Superior de Santa Cruz determinaram que o agressor apresenta "um quadro psicopatológico".

Kirchner disse nesta segunda-feira que não tem medo de nada. "Se pude suportar a ditadura (1976-1983), certamente poderei enfrentar este tipo de coisa". O presidente pediu ajuda aos argentinos para "continuar buscando memória e justiça e mudando o país".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;