Internacional Titulo
Rússia deve controlar Grozny até o Natal
Do Diário do Grande ABC
20/12/1999 | 14:53
Compartilhar notícia


Os russos controlarao Grozny, a assediada capital da Chechênia, com uma operaçao que poderia começar no dia 22 de dezembro, segundo fontes militares russas citadas esta segunda-feira pela televisao pública russa ORT.

Esta operaçao será realizada pelas forças especiais ajudadas por ``voluntários' pró-russos do ex-prefeito de Grozny, Bislan Gantamirov, segundo as mesmas fontes.

Os militares russos excluíram a possibilidade de tomar a capital chechena num assalto. Nesta segunda, as tropas russas entraram em combate com guerrilheiros na periferia de Grozny, enquanto avioes e canhoes de artilharia bombardeavam a cidade e aldeias no Sul. Alguns comandantes disseram que a luta se localizava no Norte, Sul e Leste de Grozny. A artilharia e a aviaçao atacavam posiçoes dos militantes em toda a devastada cidade, que está cercada pelas forças russas.

Os russos tentaram penetrar na cidade, mas os militantes usaram táticas guerrilheiras e defesas ferrenhas para repelir os ataques e causar baixas entre os soldados. O quartel-general russo informou que as tropas federais testavam as posiçoes rebeldes com pequenas patrulhas de reconhecimento para provocar o fogo inimigo e localizar suas defesas, segundo a agência de notícias Interfax.

Os combatentes chechenos afirmaram que mantêm sua capacidade de entrar e sair da cidade para reabastecer suas forças. 'Seja qual for o cerco que dizem ter estabelecido, os grupos armados entram e saem da cidade facilmente cada vez que é necessário``, assegurou Ajmed Basnukayev, um comandante rebelde.

Os jatos e os helicópteros russos intensificaram seus ataques aos rebeldes com 70 missoes nas últimas 24 horas, bombardeando Grozny e as cidades de Shatoi e Vedeno, situados nas montanhas do Sul, onde os rebeldes mantêm algumas de suas posiçoes.

Alguns comandantes russos disseram à agência ITAR-Tass que os combatentes chechenos realizam mais ataques noturnos e emboscadas agora que foram deslocados para as montanhas do Sul pelos russos, que controlam quase todo o terreno plano da Chechênia na parte Norte do território.

A medida que a luta continuava na capital e em outros pontos da Chechênia, os moradores continuavam fugindo para a Inguchétia. Todavia, acredita-se que ainda restem entre 8 mil e 35 mil civis em Grozny. Vaja Kachoyev, um morador idoso de Grozny que caminhou dezenas de quilômetros para sair da cidade junto com seus três filhos, disse que decidiu abandonar seu abrigo e fugir porque as bombas russas começavam a cair cada vez mais perto. 'Só tivemos tempo para escapar correndo``, declarou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;