Internacional Titulo
Nenhum país está a salvo do terrorismo, diz ONU
Da AFP
12/03/2004 | 15:52
Compartilhar notícia


Nenhum país pode se considerar a salvo do terrorismo, disseram nesta sexta-feira dirigentes da ONU (Organização das Nações Unidas) que participam em Viena de uma conferência sobre a luta antiterrorista. Também estiveram no evento representantes da Organização para Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

"As pessoas acham que a Espanha tem o ETA (grupo separatista basco), o Marrocos, seus radicais islâmicos, e Bali, sua rede da Al Qaeda, mas isso afeta todo o mundo. O 11 de Setembro mudou a história do mundo. O terrorismo é a praga do século 21", declarou o presidente do comitê de luta contra o terrorismo do conselho de segurança da ONU, o espanhol Inocencio Arias.

Em sua opinião, uma melhor cooperação internacional teria reduzido as probabilidades de êxito dos atentados de ontem em Madri, que deixaram 199 mortos e mais de 1,4 mil feridos.

"Não sei se teria impedido. Mas teria ajudado. Com muita cooperação internacional, os ataques terroristas poderiam fracassar 49 vezes a 50", disse. Arias instou a todos os países a ratificarem e aplicarem as 12 convenções da ONU sobre o terrorismo. Segundo ele, depois do 11 de Setembro, multiplicou-se o número de países que ratificaram essas convenções; 101 Estados já aprovaram a convenção sobre o financiamento do terrorismo.

Arias admitiu que vários Estados têm dificuldades para aplicar as medidas de luta contra o terrorismo por motivos materiais, mas advertiu que, se alguns deles não agirem no prazo de um ano por falta de vontade política, citará publicamente seus nomes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;