Internacional Titulo
Russos comemoram 120º aniversário de Stalin
Do Diário do Grande ABC
21/12/1999 | 12:50
Compartilhar notícia


Cerca de 50 pessoas, entre elas o líder do Partido Comunista, Gennady Zyuganov, colocaram flores no túmulo de Josef Stalin, na Praça Vermelha, em Moscou, para comemorar o 120º aniversário de nascimento do ditador soviético.

Zyuganov disse que Stalin foi o melhor estadista do século XX e da história da Rússia, acrescentando ter sido ele o responsável pela transformaçao da Uniao Soviética em potência mundial depois de tomar o poder, em 1924. ``Stalin tomou o poder quando o país devia ser unificado em uma só unidade e deixou o legado de tê-lo transformado na maior naçao do planeta'.

De acordo com historiadores, cerca de 20 milhoes de pessoas morreram vítimas da repressao, fome provocada e em acampamentos de trabalho forçado durante o regime stalinista, que concluiu com sua morte, em 1953. No entanto, alguns russos, principalmente os de idade mais avançada, creditam a Stalin a estabilidade e o prestígio da Uniao Soviética naquela época.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;