Internacional Titulo
França promete levar kosovo-albaneses para suas casas
Do Diário do Grande ABC
04/03/2000 | 17:04
Compartilhar notícia


As forças francesas de paz prometeram levar de volta a suas casas todos os kosovo-albaneses do lado Norte dessa dividida cidade, apesar da resistência dos sérvios locais e da advertência de grupos humanitários.

Os franceses usarao gás lacrimogênio e granadas de impacto para abrir espaço entre uma multidao de sérvios que protesta em frente a vários edifícios, dos quais os albaneses haviam fugido por causa da violência étnica.

Um primeiro grupo de 41 kosovo-albaneses regressou sexta-feira mesmo, levados por soldados dinamarqueses, que cruzaram o rio Ibar em veículos blindados.

Paula Ghedini, porta-voz da Alta Comissao das Naçoes Unidas para Rerfugiados, em Pristina, criticou a repatriaçao, e disse que o ambiente era demasiadamente tenso para o retorno dos albaneses.

``Os sucessos de sexta-feira nao indicam que há condiçoes para o regresso dos albaneses.'

Os manifestantes sérvios, empenhados em impedir o retorno dos albaneses para o seu lado da cidade, marcharam até os três edifícios e tentaram romper um cordao de isolamento feito por soldados da Otan e policias da ONU.

Os soldados tiveram que usar gás lacrimogênio e granadas de impacto durante o confronto. Cinco soldados franceses ficaram feridos, de acordo com o general francês Pierre de Saqui de Sannes, comandante da Otan, responsável pelo norte de Kosovo. Nove sérvios deram entrada no hospital local, com ferimentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;