Política Titulo
Câmara de Ribeirao quer esvaziar cadeia
Ana Paula de Oliveira
Especial para o Diário
26/12/1999 | 18:29
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara de Ribeirao Pires, Saulo Benevides, solicitou à Secretaria de Segurança do Estado de Sao Paulo a remoçao, em regime de urgência, de presos da cadeia pública da cidade. O requerimento foi feito em nome da Casa, mas está assinada apenas pelo presidente, pois os vereadores estao em recesso. De acordo com Benevides, existe a possibilidade de haver rebeliao na cadeia.

O documento foi entregue ao secretário de Segurança, Marco Vinício Petrelluzzi, terça-feira passada, no qual foi relatado a situaçao de superlotaçao que a cadeia se apresenta. Segundo o presidente, que visitou a delegacia, há evidente risco à segurança dos detentos, dos funcionários da cadeia e da populaçao em geral, principalmente das que vivem ou trabalham perto da prisao. "A cadeia comporta 85 presos, mas existem cerca de 300." Benevides também solicita, no requerimento, reforço policial na delegacia e novas viaturas. "A situaçao da cadeia é muito preocupante, pois o quadro de funcionários é pequeno. Se estourar uma rebeliao, serao 300 presos na rua."

Segundo o presidente, os vereadores diversas vezes solicitaram a intervençao dos poderes competentes para a soluçao dos problemas da delegacia. "Nenhuma providência foi efetivamente adotada." Para ele, a soluçao nao pode mais ser adiada. "Estamos descontentes com a condiçao apresentada pela cadeia". O presidente da Câmara aguarda uma resposta o mais urgente possível do secretário. "O Estado tem que agir rápido, pois a situaçao está muito perigosa".

Regiao - Além de receber detentos de Rio Grande da Serra, segundo Benevides, a delegacia vem recebendo, ultimamente, presos de toda a regiao do ABC, principalmente de Santo André e Mauá. De acordo com Benevides, a cadeia só poderia receber detentos que aguardam julgamento e condenaçao. "Mas o que acontece é o contrário, na delegacia tem presos condenados".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;