Internacional Titulo
Presidente checheno propoe plano de paz para Rússia
Do Diário do Grande ABC
08/05/2000 | 13:58
Compartilhar notícia


O presidente checheno Aslan Maskhadov propôs, nesta segunda-feira, um plano de paz sem condiçoes prévias à Rússia, apesar da rejeiçao sistemática de Moscou a iniciar negociaçoes com ele. ``Estou disposto a me sentar numa mesa de negociaçoes com a parte russa sem nenhuma condiçao prévia (...) mais cedo ou mais tarde teremos negociaçoes', disse Maskhadov numa entrevista.

Até agora o Kremlin nunca aceitou as propostas de negociaçao do líder independentista. Aslan Maskhadov tem insistido em sua vontade de negociar com o poder russo, acusando os militares de ``desinformar' o presidente Vladimir Putin.

Ele afirma ter transmitido aos russos um plano de paz que prevê um cessar-fogo antes de 30 de maio, seguido do início de negociaçoes ``ao nível governamental' sob a tutela da Organizaçao para a Segurança e Cooperaçao na Europa (OSCE).

O plano apresentado pelos chechenos propoe também uma anistia recíproca para todos os combatentes que tenham participado do conflito, a instauraçao de uma administraçao militar mista russo-chechena para preparar, ao cabo de seis meses, a transferência de todos os poderes a uma administraçao civil, e a retirada das tropas russas.

Este plano é incompatível com a visao de Putin que, nesta segunda-feira, confirmou que a Chechênia será administrada diretamente por Moscou durante um período de um ano e meio a dois anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;