Economia Titulo
Bovespa encerra o pregão desta segunda perto da estabilidade
Do Diário OnLine
14/03/2005 | 20:58
Compartilhar notícia


Após operar em queda durante o dia todo, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) fechou o pregão desta segunda-feira praticamente estável (alta de 0,09%), com o seu principal índice, o Ibovespa, aos 28.098 pontos. O volume financeiro somou R$ 1,466 bilhão.

O mercado acionário brasileiro analisou com pessimismo a matéria publicada na edição desta semana da revista Veja sobre uma suposta ligação financeira entre o PT e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). De acordo com a reportagem, o PT recebeu um financiamento de US$ 5 milhões das Farc para financiar a campanha eleitoral dos principais candidatos do partido em 2002.

Além disso, a volatilidade dos títulos americanos e a pressão sobre o câmbio no Brasil também influenciaram no resultado desta segunda-feira.

A semana promete ser agitada, já que será conhecida nesta quarta-feira a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) sobre a taxa Selic. A partir desta segunda também começam a vigorar as novas regras para o mercado de câmbio. Analistas não esperam grandes sobressaltos, mas não descartam uma apreciação gradativa do câmbio.

Nesta manhã foi divulgada a pesquisa semanal Focus, do BC (Banco Central), onde o mercado elevou de 5,72% para 5,77% as projeções de inflação para 2005. Para 2006, a expectativa se manteve em 5%. Esse resultado, que foi considerado ruim pelos analistas, ainda é reflexo do aumento das tarifas de ônibus em São Paulo.

Entre as ações que fazem parte do Ibovespa, as altas mais significativas foram de Tractebel ON (6,5%) e Telemig Participações PN (6,2%). Já as maiores quedas foram do índice foram de Cemig PN (4%) e Siderúrgica Tubarão PN (2%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;