Internacional Titulo
Ivan: Estados do Sul dos EUA pedem retirada da população
Da AFP
14/09/2004 | 20:16
Compartilhar notícia


Autoridades de Estados localizados no sul dos Estados Unidos pediram aos moradores, nesta terça-feira, que deixem algumas áreas litorâneas devido à aproximação do perigoso furacão Ivan.

Dezenas de milhares de pessoas receberam recomendações para deixarem suas casas em busca de refúgio nos próximos dias, antes que o Ivan atinja o território americano, o que pode ocorrer na quinta-feira.

Os governadores da Flórida, Alabama, Mississipi e Louisiana declararam estado de emergência. "Trata-se de um furacão perigoso que requer ações sérias para que as pessoas saiam de seu caminho", comentou o governador de Mississipi, Bob Riley.

Nesta terça-feira, o Ivan estava a cerca de 640 km da foz do rio Mississippi, deslocando-se com ventos de até 225 km/h.

Moradores das áreas que supostamente estão no caminho do furacão começaram a deixar suas casas e a estocar produtos essenciais. Bases militares também estão providenciando o deslocamento de pessoal, aviões e navios para lugares mais seguros.

O NHC (Centro Nacional de Furacões) prevê que o furacão atinja o território americano em algum ponto entre Nova Orleans, na Louisiana, e Pensacola, na Flórida, e depois entrar pelo território seguindo o caminho da divisa entre Alabama e Mississipi.

O prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, pediu a evacuação da cidade com base nos estragos causados pelo furacão Betsy (de intensidade mais fraca) em 1965. Na ocasião, 110 pessoas morreram e a cidade, que fica a três metros abaixo do nível do mar, ficou submersa por mais de dois metros de água.

Uma rádio local informou a ocorrência de engarrafamentos devido à saída dos moradores da cidade, que tem cerca de 1,5 milhão de habitantes. Companhias de petróleo estão retirando funcionários de plataformas localizadas no Golfo do México.

Esse será o terceiro furacão a atingir os Estados Unidos em um mês. Nas últimas semanas, o Estado da Flórida sofreu sérios danos com os furacões Charley e Frances.

O Ivan provocou a morte de mais de 69 pessoas em sua passagem pelo Caribe, principalmente na ilha de Granada. A porção ocidental de Cuba foi atingida nesta segunda-feira, antes de o furacão avançar pelo Golfo do México.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;