Internacional Titulo
Russos e rebeldes se enfrentam na fronteira da Chechênia
Do Diário do Grande ABC
23/12/1999 | 16:25
Compartilhar notícia


As tropas russas entraram em choque com os rebeldes chechenos, nesta quinta-feira, ao longo da fronteira da Chechênia para evitar que ingressassem nas regioes vizinhas, apesar das afirmaçoes de Moscou de que os guerrilheiros já foram praticamente eliminados.

O primeiro-ministro Vladimir Putin assegurou que quase toda a Chechênia se encontra sob controle russo. Putin disse, em Moscou, que os civis da Chechênia ajudam as forças russas a expulsar os rebeldes de suas posiçoes. Ele acrescentou que, depois de três meses de combates 'quase todo o território da Chechênia está sob controle das forças federais`` e que os combates sao travados por pequenos 'núcleos de resistência``.

Durante a noite, as tropas russas impediram a entrada dos guerrilheiros na vizinha república do Daguestao para realizar 'sabotagens``. Aproximadamente 40 militantes chechenos entraram em choque com forças russas perto da aldeia de Zandak, na fronteira entre a Chechênia e o Daguestao, mas foram repelidos, segundo o Ministério de Defesa.

Os avioes russos bombardearam duas bases rebeldes nas montanhas meridionais da Chechênia, nesta quarta-feira, enquanto que as tropas de infantaria tentavam conter cerca de 350 rebeldes que procuravam escapar da cidade de Serzhen-Yurt, nas montanhas. Avioes e helicópteros artilhados russos também atacaram alvos nos arredores da capital chechena, Grozny.

O general russo Victor Kazantsev repetiu nesta quinta, as garantias dadas pelo Exército de que Grozny será tomada mediante uma operaçao especial e nao necessariamente por assalto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;