Economia Titulo
Amorim: Europa pode cortar subsídios a partir de 2010
Do Diário OnLine
Com Agências
03/08/2004 | 21:20
Compartilhar notícia


O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou nesta terça-feira que a Europa pode cortar os subsídios às exportações agrícolas a partir de 2010. Neste final de semana em Genebra, a OMC (Organização Mundial do Comércio), formada por 147 países, firmou um acordo sem prazo definido que prevê o fim dos subsídios às exportações.

O ministro acredita que os reflexos do acordo serão percebidos antes das medidas estarem em vigor. "Os operadores econômicos já começam a jogar com estes fatores. Se você hoje é um investidor e pode investir em açúcar e beterraba, ou em algo mais produtivo, sabendo que não terá subsídio dentro de seis anos, você colocará seu dinheiro noutra coisa", explicou à Agência Brasil.

O subsídio agrícola é um dos principais fatores que dificultam a concorrência internacional dos países em desenvolvimento. Segundo Amorim, tais países devem receber cerca de US$ 200 bilhões com o fim dessa política econômica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;