Economia Titulo
Grupo Mesquita abre novo CD em S. Bernardo
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
19/02/2003 | 22:25
Compartilhar notícia


Uma das maiores companhias do país no segmento de logística e transportes, o Grupo Mesquita inaugurou quarta um CD (Centro de Distribuição) em São Bernardo, no bairro Cooperativa, próximo da rodovia Imigrantes. Em terreno de 105 mil m², o CD possui um armazém para cargas gerais, com 25 mil m² de área construída, e outro, de 5 mil m², exclusivo para produtos químicos e inflamáveis. O empreendimento gerou 30 empregos e a perspectiva é que, quando estiver com operação plena, daqui a três anos, tenha 300 funcionários.

A empresa já operava desde 1996 na região no setor de distribuição, por meio de uma pequena unidade no bairro Demarchi, no município, que possuía área seis vezes menor do que as atuais instalações. “Precisávamos de uma estrutura mais adequada. Muitos clientes procuravam soluções para complementar as etapas de importação e exportação, para que se concentrassem em seu core business (atividade principal)”, disse o diretor de operações, Ricardo Molitzas.

A companhia tem ainda três áreas de alfândega – duas EADIs (Estação Aduaneira do Interior) em Santos e no Guarujá e uma IPA (Instalação Portuária Alfandegada) também em Santos –, uma estrutura de despacho de importação e exportação, uma frota própria de 90 caminhões para o transporte de contêineres e carga solta e uma parceria com a multinacional norte-americana BDP para apoio em operações no exterior. Com o novo complexo, o objetivo é ampliar na área de distribuição, para que essa atividade represente 15% do faturamento total do grupo até o final do ano e 40% em três anos. Entre os clientes já atendidos no novo espaço estão a Nestlé e a Air Products.

Para o diretor executivo do grupo, José Roberto França de Mesquita Filho, a escolha de São Bernardo se deveu à localização privilegiada, entre a capital e a Baixada Santista, e próxima do futuro trecho Sul do Rodoanel. Dessa forma, o endereço poderá servir para complementar as operações das EADIs do litoral e haverá facilidade para a acesso e escoamento dos produtos dos clientes.

Uma das metas da empresa é ter neste ano 30% do CD ocupado e consolidar a operação em três anos, quando prevê chegar a 80% de ocupação no local. Em termos de vendas, todo o setor de operadores logísticos está em forte crescimento: expandiu 15% em 2002, em relação aos R$ 1,4 bilhão de 2001, de acordo com a ABML (Associação Brasileira de Movimentação e Logística). A Mesquita teria crescido acima do mercado: 30% no ano passado. A expectativa do grupo é crescer 15% em 2003, com a ajuda das novas instalações, e mais 15% em 2004. A companhia não divulga seus resultados.

Tecnologia – No novo centro poderão ser desenvolvidos serviços de armazenagem, gerenciamento de estoque, embalagem, montagem de kits, etiquetagem e separação de cargas, entre outras atividades. O local dispõe de informações online para os clientes, de sistemas integrados de gestão e de um sistema de coleta de dados por meio de rádio-freqüência. Toda a frota própria é 100% rastreada via satélite.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;