Internacional Titulo
Rússia intensifica ataques à capital chechena
Do Diário do Grande ABC
16/10/1999 | 17:15
Compartilhar notícia


As forças russas apertaram neste sábado o cerco em torno de Grozny, capital da Chechênia, enquanto o bombardeio das tropas federais deixava pelo menos 50 mortos na regiao.

De acordo com a presidência chechena, 39 refugiados, na maioria mulheres e crianças, morreram na noite de sexta-feira e outras dez neste sábado a oeste de Grozny. O grupo morto na sexta-feira viajava em um comboio que havia abandonado Pervomaiskaya (oeste de Grozny) em direçao a Ken Yurt, mais ao norte da capital chechena.

As tropas russas avançam contra a zona oeste de Grozny e segundo a rede de televisao NTV, já estao ha menos de 20 km da capital chechena.

A NTV exibiu imagens de tanques russos sobre uma série de colinas no noroeste da capital chechena, junto as aldeias de Dolinski, Radujnoie e Pobedinskoie. ``A frente de combate se encontra ao longo da linha determinada pelas colinas', revelou o porta-voz da presidência chechena, Said Selim Abdulmuslimov.

Segundo Grozny, estas aldeias ainda estao sob controle checheno. As tropas russas estao próximas a Dolinski, mas ``nao tomaram a aldeia', indicou o porta-voz. Durante seu avanço, os russos enfrentaram cerca de 200 chechenos e mataram oito combatentes, segundo a agência Itar-Tass.

Ao norte, a localidade de Ken Yurt ``está sob controle russo', agregou o porta-voz checheno. Segundo o responsável, a frente de combate parte do rio Terek, na zona de Ken Yurt, passa por Grozny e segue para oeste até as colinas de Dolinski.

O rio Terek forma uma barreira natural entre o norte da Chechênia e o resto do país. Os russos afirmam já controlar os distritos ao norte deste rio, o que representa mais de 30% da república chechena.

Também ocorreram ``vários ataques' russos contra Bamut (oeste), revelou o responsável checheno Zaur Tsytsaiev. Chali e Serjen Yurt, a sudeste de Grozny, também foram bombardeadas pela artilharia russa, segundo a NTV.

O avanço russo ocorre um dia após a tomada de Goragorski (oeste), uma localidade chave na estrada que leva a capital chechena.

As forças russas revelaram neste sábado que as operaçoes de limpeza de Goragorski praticamente terminaram.

Apesar da proximidade da capital chechena, as tropas russas podem evitar Grozny. O general Viktor Kazantsev, comandante do Exército russo no norte do Cáucaso, disse que ``o assalto a Grozny nao teria sentido. Nao temos a necessidade de faze-lo. Grozny nao é um objetivo estratégico ou uma posiçao importante. Nossa estratégia é outra'.

As tropas russas anunciaram neste sábado que passaram a segunda fase de sua ofensiva, que consiste em atacar os ``terroristas' no resto do território checheno.

Entre estes ``terroristas' islâmicos estao o checheno Chamil Bassaiev e o jordaniano Jattab, suspeitos pelos atentados que mataram 293 pessoas em Moscou e outras cidades russas em agosto passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;