Economia Titulo
Economize nas férias: suspenda serviços
Sueli Carvalho
Do Diário do Grande ABC
09/12/2000 | 20:07
Compartilhar notícia


  Suspender serviços e buscar alternativas como o agendamento de pagamento de contas sao algumas das medidas que devem ser tomadas antes das férias para evitar dor de cabeça e cortar gastos desnecessários. Segundo Ana Maria Diniz Rosalini, professora do curso de Turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Santo André, a contençao de despesas no período pré-viagem pode ser revertida em um melhor roteiro para as férias.

Os assinantes da Directv e da Sky, por exemplo, têm a possibilidade de pedir a suspensao do sinal durante as férias. Conforme informou a Directv, os assinantes têm o direito de suspender o serviço por 30 dias a cada 12 meses. Para solicitar, é preciso entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) logo após o vencimento do último boleto pago antes do período da viagem. O mesmo critério é utilizado pela Sky.

Segundo a assessoria de relaçoes externas da Canbras TVA de Santo André, nao há como suspender o serviço gratuitamente por causa do sistema de TV a cabo. A assessoria informou que é possível suspender apenas com a solicitaçao da visita de um técnico, o que implica um custo, sendo melhor manter a assinatura normal durante o período de viagem.

O Diário também oferece a possibilidade de suspender a assinatura do jornal por até três meses consecutivos de uma a dez vezes ao ano. O período que o assinante deixar de receber o jornal será compensado no término da assinatura. Para solicitar o serviço, basta entrar em contato com o departamento de assinaturas.

Segundo o superintendente regional do Banco do Brasil, Marcos Rampazo, o agendamento de contas pode ser feito tanto pela internet como nos caixas eletrônicos de qualquer agência bancária. A única exceçao fica por conta dos impostos, cujo pagamento pode ser feito apenas na própria agência.

Além do agendamento via Internet, a assessoria de imprensa do Banco Itaú informou a possibilidade de agendar pagamento de contas pelo telefone, por meio do serviço ItaúBankfone. Quem nao quiser optar pelo agendamento pode ainda pagar as contas em qualquer caixa eletrônico do banco.

Na telefonia fixa, nao há a suspensao do pagamento dos serviços de assinatura. No entanto, o cliente da Telefônica pode optar pela caixa postal gratuita, que funciona como uma secretária eletrônica, gravando até cinco mensagens. A vantagem sobre a secretária eletrônica, conforme ressaltou a Telefônica, fica por conta do funcionamento do serviço mesmo na ausência de energia elétrica. Os recados podem ser ouvidos de qualquer telefone, utilizando uma senha exclusiva.

Há também o serviço de transferência de chamadas, que permite o recebimento das ligaçoes em outro número telefônico, tanto para aparelho celular como fixo.

Em relaçao aos celulares, a Telesp Celular permite que a linha seja desativada por até 90 dias. Para reativá-la, será cobrada uma taxa de R$ 20. Já a BCP oferece a suspensao temporária da linha apenas em casos de perda ou roubo do aparelho.

Como os serviços de energia elétrica e água nao podem ser suspensos temporariamente, Ana Maria aconselha que, antes de viajar, sejam retirados da tomada todos os equipamentos eletrônicos. "Além de diminuir despesas, evita o risco de quebra dos aparelhos por causa de quedas de energia." Ela aconselhou também que os registros de água da residência sejam fechados, evitando desperdícios por conta de vazamentos.

As compras domésticas no período anterior à viagem também deverao ser reduzidas. "Deve-se fazer um planejamento para que antes das férias seja comprado apenas o que for consumir antes da viagem, evitando gastos antecipados e até desperdícios", sugeriu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;